Biblioteca Pública Pe. Afonso Hansen possui grande procura

A biblioteca Pública Municipal Pe. Afonso Hansen de São João do Oeste, atende das segundas às sextas feiras das 7h30 às 11h30 horas e das 13h30 até as 17h30 horas. De acordo com a Coordenadora da Biblioteca Silvia Klunk, chama atenção a grande procura por livros na biblioteca municipal. Ela relata que essa procura acontece por públicos de todas as idades. Explica que a escolha dos livros é diversificada, porém, a literatura estrangeira e livros de autoajuda são os que possuem maior procura no momento. Para ela, é possível associar o fato de aumento do hábito da leitura com a Pandemia da Covid-19, pois, a leitura surge como uma opção de ocupação saudável tendo em vista que muitas atividades rotineiras não estão sendo desenvolvidas no momento. Silvia comenta ainda que o acervo de livros da literatura brasileira é mais procurado por estudantes e menos pelo público em geral. A Biblioteca Pública Municipal Pe. Afonso Hansen possui também, através de doações recebidas, um acervo significativo de livros no idioma alemão, relata que esse acervo possui uma boa procura, principalmente por pessoas da terceira idade que aprenderam a ler o alemão através de influências paternas no passado. Alguns alunos da rede pública de ensino também despertam interesse e procuram esses livros incentivados pelas aulas de alemão, contempladas na grade curricular de ensino. Em 2021 a biblioteca está efetuando o cadastro de todo o seu acervo, isso, para que o leitor tenha acesso aos títulos disponíveis para empréstimo. O acervo já cadastrado, está disponível no site oficial do município e melhora o conhecimento do acervo por parte da Biblioteca, e, já mostra para o leitor se o título que deseja ler está disponível para retirada, sendo possível reservar o livro antes mesmo de ir até a Biblioteca Pública.