Museu recebe o nome de Museu Municipal Pe. Guido Roque Lawisch

Nesta semana após aprovação do Legislativo de São João do Oeste o Prefeito Genésio Marino Anton sancionou a lei municipal Nº 1887/21de 02 de junho de 2021 que visa dar denominação para o museu da cidade. Os vereadores aprovaram em sessão do legislativo a homenagem ao Padre Guido Roque Lawisch. A intenção é valorizar os trabalhos do Pe. Guido no município e gravar o nome dele em um espaço público. Anton comenta que o Padre esteve em São João do Oeste de agosto de 1989 à maio de 2002, e teve efetiva participação na estruturação de igrejas, construção do Pavilhão Comunitário, Centro de Pastoral, mobilizou a comunidade para a estruturação do Hospital Santa Casa Rural, além de ter auxiliado significativamente em trabalhos sociais e comunitários, deixando assim um legado muito efetivo no município. Quando foi transferido para São Leopoldo, convidava corais do município para participar de apresentações nas missas junto ao santuário do Padre Reus. O Padre Guido veio a falecer no ano de 2019 em decorrência de um problema de saúde. O Diretor de Cultura de São João do Oeste Elias Karling Schneider, enfatiza que esta denominação vem a somar para o aspecto cultural do município, ele explica que a nova denominação que passa a ser Museu Municipal Padre Guido Roque Lawisch retrata a caminhada do religioso na cidade e exemplifica o carinho da comunidade pelos seus serviços prestados. Ele explica que o Padre Guido tocava gaita nas celebrações religiosas das comunidades e desta forma já colaborava com a manutenção de atividades culturais do município além de mobilizar a comunidade para realizar atividades culturais no espaço hoje utilizado para o Museu.
Schneider revela que a intenção do município através do setor cultural é promover também algumas mudanças na forma de atuação do Museu na cidade. Um dos objetivos também será a elaboração de um memorial em homenagem à família que doou a casa que atualmente abriga o Museu, e faz parte do atual acervo. O diretor de Cultura Elias Karling Schneider explica que uma das prioridades no momento é identificar a história dos objetos que compõem o acervo. Neste sentido a coordenadora do Museu Simone Braun está elaborado um método que visa resgatar a história desses objetos afim de melhorar o conhecimento e intensificar as pesquisas históricas que são realizadas no município. Explica que neste ano algumas turmas de escolas já visitaram o Museu para fins de aprendizagem e algumas pessoas buscam rever objetos doados por familiares. Com a aprovação do projeto de indicação e aprovação do legislativo o Diretor relata que será elaborado um novo material que atualiza a denominação como Museu Municipal Padre Guido Roque Lawisch.