Preço do leite é assunto destaque em viagem a capital.

O Prefeito Genésio Marino Anton esteve nesta semana em Florianópolis para tratar de assuntos de interesse do município, com destaque para a visita ao gabinete do Secretario da Agricultura Altair Silva. Também acompanharam a viagem o Secretario de Finanças e Planejamento Vanderlei Pasolini e o vereador Cornélio Schneider.
Conforme Génesio o assunto em pauta tratado com Altair foi a situação do preço do leite, que a cada dia está sendo uma preocupação maior aos agricultores e atualmente é uma preocupação também da administração de São João do Oeste.
Mesmo com os altos custos de produção no campo, o preço do litro de leite ao produtor em outubro, referente ao produto captado em setembro, recuou. Por conta da sazonalidade da produção, é típico que se observe queda de preços no campo entre setembro e outubro – meses em que a produção leiteira geralmente é favorecida pelo retorno das chuvas da primavera e pela consequente melhoria da qualidade das pastagens. Com o aumento da oferta, os preços tendem a cair. Contudo, neste ano, a recuperação da produção tem acontecido de forma mais lenta, tendo em vista a intensa estiagem e insumos da atividade bem mais caros. Uma vez que o incremento na oferta ainda deve ocorrer de forma limitada, a possível queda no preço do leite ao produtor em outubro também se explica pela maior dificuldade das indústrias em repassar a alta do preço da matéria-prima para o consumidor. Com a demanda enfraquecida e pressão dos canais de distribuição, os estoques se elevaram, forçando as indústrias a reduzirem os preços. O aumento dos preços no campo e os elevados valores dos derivados também estimularam as importações de lácteos. Quanto aos adubos e corretivos, a maior demanda devido ao início do plantio da safra 2021/22 e a escassez de matéria-prima para a fabricação desses insumos elevaram as cotações. O grupo das rações e concentrados, por sua vez, registrou aumentos consideráveis também. Deixando evidente uma situação bem critica aos produtores rurais.
“Precisamos unir forças com o governo do estado para encontrar alternativas viáveis e o produtor não arcar de novamente com o prejuízo”,destaca o prefeito. Conforme Génesio, por sugestão do Secretário da Agricultura, será necessário reforçar o trabalho na questão da sanidade animal, da qualidade do leite. Propriedades livres de brucelose e tuberculose será o tema de uma campanha que será realizado pela Secretaria do Estado, CIDASC, Epagri e também a secretaria da agricultura do município de certificação das propriedades para assim poder exportar a matéria prima. Sendo que o Brasil é o 3° maior produtor de leite do mundo e tem mais produção do que consumo. Outra questão é a uma maior produção de alimento para as vacas com um custo menor. Replanejamento nas propriedades e otimizar o número de animais.