São João do Oeste é referência regional em cirurgias de oftalmologia

Iniciou no dia de ontem 09/11 o segundo mutirão de cirurgias eletivas, sendo assim o município de São João do Oeste passa ser referência regional no atendimento em cataratas e pterígio. Conforme o secretário da saúde Mauro Barella, esse segundo mutirão é resultado de negociações em viagem a capital no último mês. Uma parceria muito importante de ressaltar é com o SUS via Secretaria de Estado da Saúde com o Hospital Santa Casa Rural, no qual são realizados os procedimentos. A partir de hoje dia 09 até o dia 11 quinta-feira serão contempladas mais 400 cirurgias de cataratas e Yag Laser sendo esses pacientes de 22 municípios da região Extremo Oeste, com agendas programadas para assim uma melhor organização.

Mauro Barella afirma que a equipe é muito qualificada com métodos modernos para cirurgias de oftalmologia. O mutirão segue todos os regramentos dos cuidados necessários com distanciamento.

O secretário valoriza o atendimento gratuito com recursos do Ministério da Saúde para cirurgias eletivas. Mauro Barella relata que a região já registrou filas enormes nos municípios e atualmente é possível atender a demanda com maior agilidade.

Conforme Mauro, são profissionais muito qualificados que farão o atendimento seguindo fila conforme cadastro de cada município na Central Estadual de Regulação. Aos municípios, cabe a responsabilidade de organizar os pacientes e realizar o transporte até o município de São João do Oeste. Mauro destaca também todo o acolhimento realizado pelos profissionais da saúde, no qual todos os pacientes são recebidos no pavilhão paroquial, através de uma parceria muito importante também hospital e paroquia, pois o local possui uma completa infraestrutura e assim posteriormente os pacientes são acompanhados até o hospital para a realização do procedimento.

Mauro Barella chama atenção para o número de atendimentos já realizados neste ano de 2021, pois com este segundo mutirão já foram aproximadamente 800 cirurgias em menos de 3 meses.  De acordo com o secretário nesta segunda etapa serão 8 pacientes de São João do Oeste.

Com a adesão dos municípios do extremo oeste, segundo o Secretário Mauro, já iniciaram os preparativos do terceiro mutirão de cirurgias, com o aprimoramento de outros tipos de procedimentos.