Município contrata serviços de obstetrícia

Saúde de qualidade aos munícipes é um dos focos da Administração Municipal de São João do Oeste. Além dos inúmeros programas na área e dos variados encaminhamentos que são realizados no setor, o município, via Fundo da Saúde, lançou edital para contratar serviços médicos e hospitalares em obstetrícia (sobre aviso), durante 24 horas nos dias úteis, pontos facultativos, feriados, sábados e domingos, junto a unidade hospitalar.

De acordo com o secretário da Saúde, Vitus Ritter, infelizmente a realização de partos não ocorre mais no Hospital Santa Casa Rural de SJO. Nos últimos anos, estes serviços ocorriam em São Miguel do Oeste e a partir de agora, passarão a ser realizados no Hospital de Itapiranga, que se habilitou via licitação. Com a proximidade destes serviços, evita-se longos deslocamentos e transtornos às pacientes.

Segundo Ritter, a finalidade é atender todas as gestantes do município durante o período de gestação (intercorrências) pré-parto, parto e puerpério. “ Enfatizar de que não é só na hora do parto, durante toda a gravidez, qualquer intercorrência que a gestante tiver, ela será atendida no hospital em Itapiranga. Independente do horário, sábado, domingo ou feriado, o contrato vale 24h por dia. Portanto, todas as gestantes quando precisarem de atendimento na obstetrícia, podem se deslocar diretamente para o Hospital de Itapiranga, não é necessário que venham antes até o Centro de Saúde de São João do Oeste. Querendo, ou se precisar, ela pode vir sim, que o próprio município fará o transporte até Itapiranga, mas é muito importante que as gestantes levem consigo todos os documentos pessoais, cartão do SUS, carteira de gestante e a carteirinha municipal da saúde, que comprove perante o Hospital de Itapiranga que ela é efetivamente de São João do Oeste”, explica Vitus.

O secretário destaca que a ginecologista Dra. Lidiane Lemos está atendendo novamente na Unidade Básica de Saúde, desde janeiro. Lembra que a equipe está focada em oferecer serviços de qualidade aos munícipes, buscando soluções e encaminhamentos diante das necessidades dos pacientes.

Ritter elogia o comprometimento da equipe de trabalho e ressalta o empenho da Secretaria e da Administração em promover qualidade de vida aos munícipes de São João do Oeste.