Notícias

Racionamento de água

 

Desde o início de Dezembro deste ano, o município está realizando o transporte de água bruta para as estações de tratamento e água tratada para o abastecimento exclusivamente humano no meio rural. Porém essa situação se agravou ainda mais desde a semana passada.

Em reunião realizada na manhã de ontem, 28, junto a Comissão Municipal da Defesa Civil, Cleiton Kroetz diretor do Setor de Água enfatizou a importância do uso consciente e racional da água.

Conforme Cleiton, no último final de semana em virtude das festividades natalinas, o consumo de água mais que dobrou o que deixou a situação dos níveis de água nos reservatórios em situação crítica. Apesar de o Município ter mobilizado toda sua frota para o transporte de água e inclusive ter licitado o transporte de água bruta para as Estações de Tratamento por terceiros, com a crescente demanda no consumo e necessidade de buscar água no Rio Uruguai, que fica a uma distância de 31 km da cidade pela via pavimentada, a situação de abastecimento fica seriamente comprometida em função do volume demandado e os altos custos envolvidos na operação.

Atualmente o município já está desembolsando em torno de 15 mil/dia para o transporte de água e são mais de um milhão e meio de litros/dia transportados. Já foi realizada uma nova licitação para ampliar a capacidade do transporte rodoviário de água bruta.

Conforme Cleiton, vários pontos de captação estão sendo viabilizados com acessos para que os próprios agricultores possam abastecer suas propriedades e os contatos dos transportadores disponíveis estão sendo repassados aos interessados.

Conforme levantamento realizado recentemente, o município de São João do Oeste possui um consumo de água superior a 7 milhões de litros diários entre meio urbano e rural incluindo o consumo animal. Conforme Cleiton, essa situação é muito grave, pois atualmente não existe estrutura de transporte suficiente para atender toda essa demanda, caso necessário ampliar o transporte de forma brusca.

Todos os caminhões que atendem as Estações de Tratamento do Município, antes de iniciar o transporte obrigatoriamente precisam realizar a descontaminação e higienização dos tanques com empresa especializada, para assim também garantir a qualidade da água transportada.

Para o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogerio Rech, é necessário que cada munícipe colabore no uso racional da água, inclusive reutilizando a água sempre que possível e ampliando a capacidade de reservação, já que este líquido se tornou algo escasso e precioso.

Rogério destaca também a importância da realização de investimentos de grande porte, tanto por meio dos entes públicos como de forma particular para que com trabalho em conjunto possamos nos prevenir melhor para as próximas situações de estiagem a cima de tudo, não confundir as responsabilidades de cada um no que tange ao abastecimento de água para consumo humano, animal ou industrial.