Secretário da Agricultura e Meio Ambiente faz visita a propriedades no interior da França

A convite de uma empresa, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Bisigo, esteve visitando propriedades no interior da França. O motivo da viagem foi de conhecer o trabalho que está sendo feito nas propriedades leiteiras daquele país. De um modo geral, as propriedades visitadas trabalham com a produção de cereais, grãos e leite. Como a mão de obra é um fator que está muito limitado na França, as propriedades buscam alternativas para substituí-la com a implantação de robôs e sistema de carrossel para efetuar as ordenhas. As propriedades são formadas por sócios onde cada qual tem sua função, sendo na parte de cereais, produção de grãos e atividade leiteira.

‘O que está sendo utilizado na parte de melhoramento genético na França está vindo aqui para o nosso município e isso nos dá a garantia de que estamos no caminho certo quanto ao que estamos oferecendo por parte da prefeitura municipal. Mas temos que analisar outros pontos que são fundamentais em uma propriedade para atingirmos o máximo de produtividade por animal, como nutrição, ambiência e correto manejo das bezerras. O melhoramento genético é um dos fatores que influenciam na produtividade e quanto a isso podemos dizer que estamos oferecendo aos nossos produtores um produto de qualidade e os retornos virão não só para o produtor, mas também para o município de um modo geral’, comenta Bisigo.