Sem Categoria

Município inicia programa de construção de barraginhas

O Município de São João do Oeste, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o setor de obras, iniciou na última semana o programa de construção de barraginhas, ao longo das estradas municipais.

Esta atividade faz parte do Projeto “Plantando Água” que foi elaborado em conjunto com o Colegiado Regional de Secretários da Agricultura e Educação, com o apoio da AMEOSC, Epagri e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

O objetivo é implementar a ação conservacionista que prevê escavações às margens das estradas rurais em locais onde desembocam os escoadouros de água, com o objetivo principal de retenção temporária da água das chuvas, reduzindo a velocidade da água, promovendo a decantação parcial dos detritos e a infiltração gradativa da água no solo, para reabastecer o lençol freático e naturalmente reforçar as vertentes abaixo do ponto de infiltração. Esta prática simples, reduz consideravelmente o assoreamento dos leitos dos rios e córregos, aumenta a durabilidade das obras de conservação das estradas, evita em grande parte as erosões nas lavouras e terrenos por onde a água escoa até chegar nos pontos mais baixos das áreas.

O custo se resume basicamente às horas máquinas para realização das escavações e manutenção de limpeza das barraginhas quando estiverem assoreadas.

O ganho ambiental e econômico com a prática simples e inteligente é muito positiva, levando-se em consideração que propicia a menor frequência das obras de manutenção de conservação das estradas, redução nas perdas de solo e prejuízos nas lavouras causado pelas enxurradas, redução do assoreamento e poluição dos rios e córregos, aumento do armazenamento de água no solo, que naturalmente sempre foi e sempre será a nossa maior caixa de água.