Sem Categoria

Município recebe visita de representantes da Vigilância Epidemiológica Regional

No dia 16/03, ocorreu uma reunião importante no Gabinete do Prefeito Genésio Marino Anton com representantes da Vigilância Epidemiológica Regional. A Bióloga da Vigilância Epidemiológica, Sra. Rosana Aparecida Arenhardt Mariani, e o Técnico Agrícola, Luan Alberto Fath, estiveram presentes para discutir a situação preocupante da Dengue no município de São João do Oeste. Também participaram da reunião o Vice-Prefeito Rudi Aloísio Rasch, a Diretora da Saúde Elisângela Melo Araujo, a Chefe de Gabinete Andressa Mees e a responsável pela Vigilância Sanitária do Município, Luciele Kipper.

Segundo o Prefeito Genésio, a visita dos representantes da Vigilância Epidemiológica serviu como um alerta para a situação alarmante no município. A cobrança é por ações mais enfáticas no combate aos focos e ao mosquito transmissor da Dengue. Anton destacou que houve cobrança ao município quanto a necessidade de contratação de mais um agente de endemias, já que esse programa é financiado pelo Governo Federal e o Município faz a gestão.

De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendada a contratação de um agente de endemias para cada duas mil pessoas, o que significa que o Município de São João do Oeste, com seu porte, deveria ter três agentes. No entanto, atualmente, há apenas um agente trabalhando no combate à Dengue.

Com a urgência dessa questão, o Município elaborará e encaminhará uma lei para a Câmara Municipal de Vereadores para abrir mais uma vaga de Agente de Endemias. Essa vaga será incluída no concurso público previsto para o final do mês de maio.

Enquanto isso, o Município se compromete a manter atento a situação e continuar com as campanhas de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além disso, serão realizadas ações continuadas de fiscalização em conjunto com todas as entidades do Município.