Notícias

Setor de Saneamento Básico adquire GEOFONE

Na terça-feira, dia 18, houve o recebimento de mais um importante aparelho para o Setor de Saneamento Básico do município, adquirido pela administração municipal com um custo de R$ 6.250,00. Trata-se de um “Geofone”, equipamento responsável por auxiliar na identificação de vazamentos nas redes de água do município. Essa identificação ocorre através da capacidade do Geofone de captar frequências sonoras que são emitidas quando há rompimento da tubulação, permitindo assim a localização com precisão.

Segundo o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Dill Arenhardt, este aparelho vem facilitar e agilizar os serviços de manutenção de redes de água existentes no município, visto que os casos de rompimento das tubulações são frequentes e ocorrem devido a diversos fatores, além de representar expressiva economia na manutenção executada pelo Setor de Urbanismo e Saneamento Básico ao longo do tempo, pois: diminui o período necessário de trabalho para manutenção; evita aberturas excessivas e desnecessárias de trechos de ruas e minimiza as perdas de água tratada através da redução do tempo em que os vazamentos persistem.

Também foi encaminhando a compra de mais dois aparelhos que serão utilizados para análises de pH, Cloro e Turbidez na nova Estação de Tratamento de Água – ETA, além de outros quatro equipamentos para análise de flúor, sendo previsto um para cada Estação de Tratamento de Água existentes no município, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 3.350,00. Visto que será iniciada a dosagem de flúor na água de abastecimento público em no máximo trinta dias, com a finalidade de melhorar a saúde bucal dos munícipes e atender as exigências legais da Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde.

Segundo William, todas estas ações tem o objetivo de melhorar a qualidade e garantir o controle da água fornecida para a população, além de aprimorar o serviço de abastecimento de água no município de São João do Oeste.