Secretaria Municipal de Educação aderiu ao dia de mobilização nacional para discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que detalha o que precisa ser ensinado em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas públicas ou privadas de todo o país. Traz os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores, terão um importante instrumento de gestão pedagógica.

O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece, em diversas estratégias, que até junho de 2016, deva ser cumprida a construção de uma “proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”. A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.

O Plano Municipal de Educação de São João do Oeste, em sua Meta 7, também preconiza a necessidade de estabelecer e implantar, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, mediante pactuação entre os entes federados, respeitando a diversidade local.

Baseado nisso, na última quarta-feira, dia 21 de outubro, todos os professores da Rede Municipal de Ensino (Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental) se reuniram para estudar e dar as suas contribuições em relação ao documento da proposta.

Segundo a Coordenadora Pedagógica Teresinha Staub “é importante a colaboração de todos nesse processo, principalmente das pessoas que, além do conhecimento específico, tenham experiência com a escola, com formação de professores e com os desafios que o ensino apresenta. É fundamental a participação dos professores nesse processo de estudo e debate do documento base para construirmos a Educação que queremos e termos clareza sobre que cidadão vamos formar.”