Secretaria de Educação realiza 1º Concurso de Culinária

Com o intuito de promover e valorizar o trabalho desenvolvido pelas Serventes/Merendeiras nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, de incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar e de incrementar o cardápio da Alimentação Escolar com novas preparações, foi realizado o 1º Concurso Municipal de Culinária no Município de São João do Oeste.

Todos os educandários municipais se inscreveram no Concurso e, no dia 11 de novembro, no período matutino foi realizada a grande final. As escolas concorreram com a preparação de dois pratos: 1 doce e 1 salgado que passarão a integrar o Cardápio da Alimentação escolar para o ano de 2016.

A Comissão Avaliadora, composta pela Nutricionista do município de Itapiranga Cláudia Stefanello, pela acadêmica do curso de Gastronomia da UNOCHAPECÓ Fabiane Dreher, pelo membro do Conselho de Alimentação Escolar Ariel Halmenschlager e pela Secretária de Educação Silvane Baumgarten, avaliaram os seguintes quesitos: sabor do prato, criatividade, apresentação do prato, apresentação oral da receita e valor nutricional do prato, sendo somados os pontos das duas preparações: a doce e a salgada.

A classificação das escolas com os pratos preparados e o prêmio conquistado foi:

1º LUGAR: Centro Educacional São João do Oeste – Pratos: Escondidinho da carne moída com cará e bolo de melado com cereais – Prêmio: 01 crepeira + troféu;

2º LUGAR: Creche Municipal Kinder Haus – Pratos: Panquecas coloridas e bolo tropical – Prêmio: 01 cilindro de massa + troféu;

3º LUGAR: Escola Municipal Ministro Luiz Gallotti – Pratos: Suflê de cenoura e pudim de mandioca – Prêmio: 01 panificadora + troféu;

4º LUGAR: Centro Educacional Cristo Rei – Pratos: Escondidinho de batata doce e cuca de maçã – Prêmio: 01 panela de pressão elétrica;

5º LUGAR: Centro de Educação Infantil Jesus Menino – Pratos: Bolo de carne moída e Bolo sem glúten e sem lactose – Prêmio: 01 cortador de legumes industrial.

A Secretaria de Educação parabeniza a todos que se envolveram de uma ou de outra forma e que movimentaram esse importante setor dos educandários – a alimentação escolar, que visa atender as necessidades nutricionais dos alunos e que interfere diretamente na aprendizagem dos mesmos.

A preparação salgada que ficou em primeiro lugar: Escondidinho de carne moída com cará, foi inscrita para participar do Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar promovido pelo Ministério da Educação.

A receita está concorrendo na etapa regional. Se passar por essa etapa, será classificada para o nível estadual e após para a grande final a nível nacional. Boa sorte!