Administração Municipal irá repassar mais de R$ 800 mil para Hospital Santa Casa Rural

A Secretaria Municipal da Saúde já está com várias atividades em andamento nos primeiros dias do ano e da nova gestão. O encaminhamento de diversas ações e o planejamento de 2017, buscando o bom atendimento aos munícipes, é prioridade no setor.

O Secretário Vitus Ritter cita a importância de bem atender a todos os pacientes, dentro das necessidades que cada um necessita. Outro aspecto muito importante é a renovação do contrato com o Hospital Santa Casa Rural, cujo valor é de R$ 800 mil por ano. Confira uma entrevista com o Secretário Vitus:

A Secretaria da Saúde segue com o planejamento e o encaminhamento das ações para o ano de 2017. Secretário Vitus, qual a prioridade neste início de trabalho?

VITUS RITTER – Estamos desenvolvendo nossas atividades com muita tranquilidade, atendendo a todos os munícipes e pacientes que procuram a Secretaria da Saúde, seja na questão do agendamento de consultas, no encaminhamento e transporte de pacientes que necessitam de alguma especialidade em outros centros. Neste sentido as atividades estão fluindo dentro da normalidade, mesmo que houvesse servidores em férias, mas com a colaboração de todos os funcionários, os quais faço uma referência especial, pois é uma equipe muito unida. Tudo isso faz com que o munícipe seja muito bem atendido.

O contrato com o Hospital Santa Casa Rural já foi renovado?

VITUS RITTER – A Administração Municipal, por meio do Prefeito Fernando e vice Genésio, tem atenção especial para esta questão. É de conhecimento dos munícipes que o Hospital necessita desta parceria com a Prefeitura para que possa desenvolver suas atividades. Posso garantir que a Administração está fazendo a sua parte. Nos últimos dias assinamos a renovação do contrato com o Hospital para o repasse de recursos e assim as atividades da Santa Casa Rural possam fluir. Portanto, o repasse ao longo do ano está garantido. São valores expressivos, onde somados todos os recursos, seja para Plantão, Manutenção, alugueis, luz e água, gira em torno de R$ 800 mil. É preciso ressaltar que para o Plantão Médico, que é uma obrigação do município, o Hospital recebe recursos e faz a contratação dos médicos plantonistas.

Vários programas serão desenvolvidos ou terão continuidade. O que já pode ser adiantado aos munícipes neste quesito:

VITUS RITTER – O programa de próteses dentárias já vinha sendo desenvolvido pela Administração anterior e teve boa aceitação. E dessa forma nós entendemos que é importante renovarmos e dar prosseguimento. Houve processo licitatório que habilitou um laboratório para o fornecimento dessas próteses dentárias. Por mês nós teremos a oferta de 20 unidades, que serão liberadas via este Programa. Há uma fila de espera do ano passado, mas as inscrições para os munícipes interessados estão abertas e podem ser feitas junto a Secretaria.

Além deste programa, temos uma oferta de 66 exames que podem ser feitos pelos munícipes de forma gratuita, junto a dois Laboratórios credenciados. Vamos buscar o encaminhamento necessário para que o atendimento especializado em outros centros seja ampliado e haja maior oferta neste sentido. Os encaminhamentos de média complexidade são feitos junto ao Hospital Regional em São Miguel do Oeste.