Epagri realiza Encontro de Unidades de Referências Tecnológicas (URT’s)

O encontro de URT’s envolvendo 6 municípios da região (São João do Oeste, Itapiranga, Tunápolis, Iporã do Oeste, Santa Helena e Belmonte), aconteceu na sexta-feira, dia 15, na comunidade de Linha Cristo Rei. Participaram deste encontro as famílias das URT’s, secretários de agricultura dos municípios envolvidos, representantes da ADR, de sindicatos, técnicos de instituições parceiras, responsável pelo programa de pecuária do Extremo Oeste e gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste.

Na oportunidade, uma família de cada município, juntamente com o técnico da Epagri, apresentou aos demais, um pequeno histórico de sua propriedade (URT) e a planilha de acompanhamento técnico financeiro da atividade leiteira, feita mensalmente pela família e extensionista.

À tarde, os participantes visitaram uma destas unidades, que é a da família de Aloísio e Rosane Schabarum, de Linha Cristo Rei – São João do Oeste. Nesta propriedade, foi iniciado um planejamento em 2013 e posteriormente, implantado um sistema de piquetes fixos por talhões, com pastagens perenes, água e sombra nos piquetes. A base da alimentação dos animais é a pastagem, sendo que 76% do leite produzido é obtido através da mesma. Com a implantação das pastagens perenes (5 ha), e disponibilização de água e sombra nas pastagens, obteve-se aumento da produção de leite por hectare, com redução do custo de produção e mão de obra, e redução de 50% do uso de silagem.

O encontro foi uma oportunidade de troca de experiências entre famílias que apostaram no sistema de produção de leite preconizado pela Epagri, servindo para reflexão e motivação para ações à serem tomadas em suas propriedades.