Projeto de sinalização viária do interior de São João do Oeste é concluído

A Prefeitura Municipal de São João do Oeste desenvolveu durante os últimos quatro meses um amplo projeto de sinalização viária do interior do município. Foi um trabalho conduzido pela Secretaria da Agricultura em parceria com a Secretaria de Transportes e Obras, Setor Social e com o financiamento da Secretaria da Administração.

Foram fabricadas 220 placas de madeira. Os dizeres foram esculpidos em baixo relevo e posteriormente pintados com tinta branca. O acabamento final foi feito com verniz naval. As placas foram instaladas em 92 pontos, sempre aparafusadas em dois postes de eucalipto roliço. Todo o material recebeu tratamento preservativo químico em autoclave, para garantir maior durabilidade.

O projeto foi executado inteiramente por servidores públicos municipais, aproveitando a estrutura do viveiro florestal da prefeitura, sendo intercalado com as demais atividades de cada envolvido. A liderança foi do engenheiro agrônomo Pedro Canísio Heberle, com a participação dos viveiristas Inácio Schuh e Milton Hentges. Pela Secretaria de Obras contribuíram os servidores Nilson Kaufmann e Clério Maldaner. Contou-se ainda com o importante apoio dos jovens e adolescentes do programa social Cidadão Mirim.

A obra foi de custo reduzido, resumindo-se à compra de 3,3m³ de tábuas de pinus, 184 postes de eucalipto roliço, verniz, tinta branca, parafusos, pincéis e a autoclavagem da madeira. Assim sendo, o desembolso direto foi de aproximadamente R$ 15.000,00.

Conclui-se que a iniciativa gerou excelentes resultados, sendo o mais amplo da história de São João do Oeste, com a solução de uma demanda muito reclamada pelos munícipes. Além do que, o objetivo foi alcançado com baixo custo pelo aproveitamento das potencialidades locais. Gerou-se um produto de efeito estético novo e diferenciado. Aponta-se também que ações do tipo fortalecem o empreendedorismo local, seja pela formação e motivação de talentos, como pela valorização das cadeias produtivas locais, no caso, a do setor florestal.