ÁGUA – Evite desperdícios, verifique vazamentos e colabore com o Município

O município de São João do Oeste efetua constantes investimentos na melhoria dos serviços de abastecimento de água, bem como, na modernização dos serviços, buscando a eficiência e a redução de custos no processo como um todo. Há algum tempo, a equipe começou a usar novos equipamentos para agilizar o serviço de leitura e emissão da fatura de água. A fatura é emitida no momento da leitura na casa do usuário. Esta ação, que faz parte de um processo de modernização da administração Pública, tem como objetivo melhorar os serviços aos contribuintes e munícipes.

O coletor de dados é um aparelho que faz a leitura dos hidrômetros de água e a impressão simultânea das faturas. Os novos equipamentos trazem exatidão do real consumo, além de gerar economia, uma vez que a impressão simultânea elimina os gastos e o tempo, agilizando o processo.

O Setor de Água e a Administração Municipal solicitam a colaboração dos munícipes, quanto ao local apropriado para a entrega desta fatura. Este é um dos problemas com os quais a equipe vem se deparando. Sem caixa de correio no local e sem ter a possibilidade de entregar a fatura em mãos do contribuinte, muitos recibos acabam tendo que ser deixados em portões ou grades, fora das residências, causando transtornos para a municipalidade e também para o próprio cidadão.

Caso o código de barras da fatura seja danificado, o mesmo não poderá ser lido na rede bancária, fazendo com que o contribuinte tenha que vir até a Prefeitura, requerer segunda via, o que acaba onerando os custos para a municipalidade. A Administração orienta os moradores para que providenciem algum local ou recipiente para o depósito das faturas, podendo ser um simples frasco de vidro com tampa ou cano de PVC adaptado para a finalidade, próximo ao hidrômetro.

Outra recomendação é quanto à questão de eventuais vazamentos de água. Pede-se para que a população colabore e ajude a combater desperdícios. A água é tratada, tem custo alto e o que passar pelo hidrômetro gera ônus. Por isso, cada um é responsável em verificar eventuais pontos de vazamento e ajudar o município nesta questão.