Secretário da Saúde encaminha importantes ações para os munícipes de São João do Oeste

O Programa ‘‘São João do Oeste em Destaque’’ de sábado, 25 de fevereiro, recebeu o Secretário da Saúde, Vitus Ritter. Entre os assuntos abordados, Vitus destacou melhorias no atendimento na área da obstetrícia e também explicou a situação das Cirurgias Eletivas. Confira:

Secretário Vitus, relate um pouco sobre os desafios à frente da Secretaria da Saúde;

VITUS RITTER – Entre os desafios maiores, existe em nossa região, como é de conhecimento dos munícipes, a questão do mosquito aedes aegypti, que é o causador da doença da dengue. Importante destacar que o último foco registrado em SJO foi em janeiro de 2016, portanto, há mais de um ano. A gente faz um alerta especial a todas as famílias do município, que continuem colaborando em não deixar qualquer recipiente seja vazo de flor ou qualquer similar, com água parada, que possa servir de espaço para a proliferação da doença. Nós colocamos esta questão na reunião do Conselho Municipal da Saúde, onde a Secretaria da Educação se mostrou parceira para em conjunto auxiliar nas ações de combate e no repasse de informações a todas as pessoas. E nesse sentido haverá palestras com os alunos da rede municipal, pois a gente sabe que isso traz bom retorno. Dessa forma, a preocupação da Administração Municipal, é implantar ações de combate à dengue e todos estarem sempre alertas, pois todos precisam fazer a sua parte, para que SJO fique livre de novos focos do mosquito transmissor.

É de conhecimento da nossa população que hoje não são mais realizados partos no Hospital de SJO. Ano passado por exemplo, as gestantes eram levadas até São Miguel do Oeste. No entanto, já temos novidades quanto a essa questão, não é mesmo secretário Vitus;

VITUS RITTER – Os munícipes todos têm conhecimento que hoje a realização de partos não ocorre mais no Hospital Santa Casa Rural de SJO. Há um bom tempo que todas as gestantes eram encaminhadas ao Hospital de São Miguel do Oeste. E em cima disso, fizemos um estudo e podemos anunciar que a partir do dia 1º de março temos um contrato com o Hospital de Itapiranga. Uma vez que o município tem contratada uma ginecologista, a Doutora Lidiane, que faz todos os atendimentos aqui na Unidade de Saúde.

Enfatizar de que não é só na hora do parto, durante toda a gravidez, qualquer intercorrência que a gestante tiver, ela será atendida no hospital em Itapiranga. Independente do horário, sábado, domingo ou feriado, o contrato vale 24h por dia. Portanto, todas as gestantes quando precisarem de atendimento na obstetrícia, podem se deslocar diretamente para o Hospital de Itapiranga, não é necessário que venham antes até o Centro de Saúde de São João do Oeste. Querendo, ou se precisar, ela pode vir sim, que o próprio município fará o transporte até Itapiranga, mas é muito importante que as gestantes levem consigo todos os documentos pessoais, cartão do SUS, carteira de gestante e a carteirinha municipal da saúde, que comprove perante o Hospital de Itapiranga que ela é efetivamente de São João do Oeste.

Muitas pessoas do nosso município aguardam por cirurgias eletivas. Esses procedimentos são feitos no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Por que há tanta demora nessa fila de espera para os pacientes de São João do Oeste?

VITUS RITTER – Em relação a cirurgias eletivas, nesses primeiros 60 dias à frente da Secretaria tenho recebido muitos munícipes que estão na fila de espera, aguardando para serem atendidos. E eu preciso colocar uma questão que é preocupante para o nosso município, pelo fato de que temos o Hospital a disposição em São Miguel do Oeste, todo equipado e estruturado, mas o entrave é a falta de recursos, dos repasses do Governo do Estado e também Governo Federal, para que eles possam chamar mais pacientes, que estão na fila de espera para a realização de cirurgias. Diante disso, estaremos nos reunindo nos dias 22 e 23 de março com o Secretário de Estado da Saúde, cobrando uma reavaliação do hospital que temos no Oeste, para que receba mais recursos e possa atender todos os pacientes de São João do Oeste que estão na fila de espera.

Várias atividades estão programadas no setor social. Encontros da Terceira Idade, Cidadão Mirim e Programa Oportunidade. Já está tudo em andamento secretário Vitus?

VITUS RITTER – O Setor Social vem desenvolvendo nos últimos 15 dias os encontros com os grupos de idosos do município. Nesse sentido, esse trabalho que hoje é coordenado pela Andressa Marasca, e servidores do setor social, está bem encaminhado. Os encontros contaram sempre com a presença do Prefeito Fernando Bisigo, ou na ausência dele do vice-prefeito Genésio Anton, ou representantes. Nós temos inscritos 1.041 idosos, que participam das atividades e isso é motivo de satisfação, porque gera qualidade vida para as pessoas da terceira idade, que sempre participam das atividades promovidas pelo município.

Ainda dentro do setor social, tivemos o início das atividades no programa cidadão mirim e Oportunidade, coordenados pela Assistente Social Claudia Lenz.

No cidadão mirim, as crianças\adolescentes fazem trabalhos juntos ao viveiro municipal. E o programa Oportunidade, tem muitas atividades, como a limpeza de ruas, da praça, entre outros. E assim valoriza as pessoas que no momento não tem nenhum vínculo empregatício, sendo que eles recebem uma suplementação alimentar a cada mês.