‘‘HORA \ MÁQUINA’’ – Programa de subsídio incrementa renda de agricultores

Uma das funções do setor público é criar programas e alternativas que incrementem a produção e gerem retorno social e econômico para os munícipes. A Secretaria da Agricultura de São João do Oeste conta com o Programa de subsídio de Hora Máquina, ou seja, o produtor rural recebe incentivo de 25% do tempo trabalhado por máquinas terceirizadas, até um limite máximo de R$ 600,00. Neste programa, o agricultor do município opta pela empresa que está devidamente credenciada, realiza o serviço em sua propriedade, recebe a nota fiscal e entrega a mesma na Prefeitura, recebendo o valor do subsídio correspondente, depositado em conta bancária.

Genésio Anton, vice-prefeito e coordenador da Secretaria da Agricultura explica que estão enquadrados vários serviços de máquinas, com destaque para as terraplanagens e arrumação de áreas para lavoura, como retirada de pedras entre outros.

O produtor rural Hildo Groth, da La. Medianeira, solicitou serviços de máquinas terceirizadas para viabilizar sua área de terra, utilizada para plantio de milho e também para pastagem. Com pouco mais de 13 horas de serviço, com duas máquinas, sendo uma retroescavadeira giratória e um trator esteira, ajeitou cerca de 2,5 hectares, que facilitam os trabalhos na área.

Hildo e sua esposa Maria, juntamente com o filho Leandro, que auxilia na propriedade, desempenham várias atividades, com ênfase para a suinocultura e a bovinocultura leiteira. E é na produção de leite que este investimento vem a surtir grandes efeitos. O sorriso no rosto, o olhar de satisfação e a certeza de que os investimentos realizados trarão resultados satisfatórios são características visíveis na família. Hildo ressalta que o local era bastante íngreme, dificultava o acesso com maquinário na hora da confecção da silagem e era um local difícil de trabalhar. Após o ajeitamento da área, tudo ficou mais prático, o trabalho menos penoso, gerando economia de recursos por gastos excessivos em máquinas e aumentando a renda do produtor com a mesma área. “A silagem é o principal alimento para o rebanho leiteiro. Plantando estes 2,5 hectares próprios com milho, não precisamos arrendar outra área ou adquirir a matéria prima para a confecção da silagem”, explica Groth.

O coordenador da Secretaria da Agricultura, Genésio Anton, visitou a propriedade e conferiu de perto a transformação que ocorreu no local. Destaca que irá acompanhar todos os encaminhamentos realizados na Secretaria, para garantir a correta execução dos serviços em prol dos agricultores. A praticidade com que a família irá desenvolver as atividades na área vem ao encontro da finalidade do Programa, que é o de subsidiar investimentos que gerem renda e qualidade de vida para os agricultores.

Muito feliz e grato com os serviços realizados, a família Groth de La. Medianeira elogia a empresa terceirizada que executou os trabalhos. “Acabamos investindo até menos do que prevíamos. Os serviços renderam muito bem, os funcionários são ótimos e capacitados”, comemora Hildo. O agricultor também elogia o programa de subsídio por parte do Município, que valoriza quem de fato investe e amplia as atividades em sua propriedade. “Vamos ampliar a renda da propriedade, com a mesma área de terra. Investimento planejado aliado a este programa de subsídio certamente gera bons frutos”, finaliza Groth.