Escola do Campo de La. Beato Roque oferece ampla estrutura para alunos

Com o início do ano letivo no município, também começaram as atividades da Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti na comunidade de La. Beato Roque. A “Escola do Campo”, como é denominada, possui área construída de 854m². A diretora Aline Wiest destaca o início dos trabalhos a frente do educandário e cita que neste primeiro momento foi dada atenção a parte estrutural da escola. “Estamos organizando toda parte de material e equipamentos para bem atender os alunos”, enfatiza.

62 alunos frequentam as aulas na Escola do Campo, divididos entre Maternal, Jardim, 1º e 2º ano das séries iniciais. Além da comunidade de Beato Roque, alunos de Vale Pio, Cristo Rei, Palmeiras e Medianeira estudam no local. A edificação conta com seis salas de aula, sala de informática, de leitura, cozinha, área de serviço, sanitários, ala administrativa e área coberta. A Secretaria Municipal da Educação efetuou diversos investimentos viabilizando a aquisição de mobília e equipamentos. “No mês de janeiro foi encaminhada a licitação para a aquisição de mobiliário e equipamentos, sendo adquiridos computadores para o setor Administrativo e Pedagógico e também para o Laboratório de Informática, conjuntos de refeitório, armários, mesas, estantes para Biblioteca, fogão, freezer, climatizadores, entre outros, totalizando um investimento em torno de R$ 100.000,00”, explica a Secretária Silvane Baumgarten.

A Diretora Aline salienta que gradativamente serão implantadas diversas atividades, especialmente ligadas ao plantio de árvores frutíferas, a implantação de uma horta, bem como, o manejo com abelhas jataí, que permitirá que os alunos tenham contato direto com diversas situações ligadas ás práticas especificadas e que ocorrem à campo. Aline comenta que é muito comum os professores levarem os alunos para o lado externo da sala de aula, promovendo o contato direto com a natureza.

Outro ponto destacado é quanto a participação da comunidade escolar no dia a dia do educandário. Aline cita que muitos pais de alunos, em forma de mutirão, auxiliaram na limpeza e arrumação do pátio da nova escola.

Melhorias e aperfeiçoamentos estão previstos e devem ocorrer, no decorrer das atividades. O nome do educandário foi escolhido em plebiscito realizado na comunidade de Beato Roque, no final de 2016.