Secretário da Saúde participa de encontro estadual

O Colegiado de Secretários Municipais da Saúde promoveu nos dias 22 a 24 de março, em Florianópolis, um Encontro Estadual com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobre as políticas públicas e conjuntamente cobrar ações mais eficientes do Estado nos diversos setores da área.

Conforme o Secretário da  Saúde Vitus Ritter, no encontro que teve também a participação de Coordenadores e Técnicos do Ministério da Saúde, além da presença de Promotora de Justiça e do Secretário de Estado da Saúde, constavam na pauta assuntos polêmicos  que as Secretarias Municipais de Saúde enfrentam no dia a dia no atendimento aos munícipes; como nas  cirurgias eletivas, fornecimento de medicamentos de responsabilidade do estado e referências de especialidades médicas distantes dos municípios.

Em relação as cirurgias eletivas, a Promotora de Justiça sugeriu e vai exigir a todos os hospitais de referência a aplicação da “ Lei da Transparência da lista de espera de cirurgias SUS”, onde o município cadastra o paciente e tenha acesso a toda lista existente no referido, para fiscalizar e evitar que haja privilégios ou indicação política, desrespeitando a ordem de inscrição. “Além desta ação do Ministério Público, o Secretário de Estado prometeu liberar mais recursos para os hospitais de sua responsabilidade”, destaca Vitus.

O Ministério Público representado pela Promotora de Justiça, Dra. Caroline Zonta prometeu fiscalização mais rigorosa por parte do próprio Ministério Público na aquisição e fornecimento de medicamentos de alto custo, de responsabilidade do Estado. “Hoje muitos pacientes cadastrados não estão recebendo conforme sua necessidade, sendo que, quando uma ação judicial é determinada para o município, este tem recursos bloqueados e o Prefeito responde processo”, esclarece Ritter. Nesse quesito, os Secretários exigem comprometimento mais eficiente por parte do Estado.

“As referências de especialidades médicas distantes dos nossos municípios principalmente as direcionadas para Florianópolis, não podemos aceitar, salvo raros casos, pela distância que o paciente precisa sujeitar-se comprometendo a qualidade para o atendimento, além dos custos elevados para os municípios no transporte”, argumenta Vitus. Em relação a esse assunto, o Secretário de Estado Vicente Caropreso anunciou que irá estudar e viabilizar referências nos hospitais do estado mais próximos da nossa região.

Conforme o Secretário Vitus Ritter, várias especialidades médicas para consultas e procedimentos não estão disponíveis nos Regionais da região. Ele ressalta ainda, o reconhecimento por parte do Estado das dificuldades, e confia no otimismo do atual Secretário Estadual de Saúde para proporcionar ações que efetivamente melhoram a saúde pública.