Secretaria da Agricultura programa reunião sobre Gado de Corte

A Secretaria da Agricultura de São João do Oeste está desenvolvendo várias atividades. No próximo dia 25 de abril, terça-feira, haverá uma importante palestra para todos os produtores do município, tendo como tema GADO DE CORTE. A referida palestra será com o médico veterinário Antônio Carlos, gerente da empresa Semex do Brasil. O encontro será no auditório da Feira Livre com início às 14 horas. Todos os produtores estão convidados para prestigiar. Confira uma entrevista com o vice-prefeito e coordenador das atividades do setor, Genésio Anton;

A Secretaria da Agricultura promoveu importante palestra sobre piscicultura e logo após abriu os pedidos de alevinos. Como foi a procura por parte dos produtores do município:

GENÉSIO ANTON – No dia 22 de março, tivemos no auditório da Feira livre municipal, uma importante palestra sobre a criação básica de peixes. Na oportunidade convidamos o engenheiro agrônomo Osvaldo, de Barra Bonita, que fez uma importante palestra, onde tivemos mais de 50 (cinquenta) agricultores participando. Em cima disso, naquela semana foi aberto o pedido de alevinos, tendo uma procura surpreendente. Para se ter uma ideia, ano passado no mês de novembro, nós tivemos o pedido e a entrega de 17.400 (dezessete mil e quatrocentos) alevinos. Agora foram pedidos no total 37.600 (trinta e sete mil e seiscentos) alevinos, perfazendo 20.200 (vinte mil e duzentos alevinos) a mais em relação ao ano passado. Isso é reflexo da palestra e das novas informações que foram trazidas aos nossos agricultores, onde se interessaram muito em reativar a produção de peixes.

No dia 25 de abril teremos uma palestra sobre gado de corte. Todos os produtores do município estão convidados para participar;

GENÉSIO ANTON – Sim, no dia 25 teremos no município o médico veterinário Antônio Carlos, que é gerente da Semex do Brasil, empresa fornecedora de sêmen. E a proposta que se traz é a inseminação de gado de corte, principalmente da raça angus, inseminado em vacas da raça holandês e Jersey. A proposta da empresa é de trazer material genético, que produza bezerros com um peso menor ao nascer, facilitando na hora do parto das vacas leiteiras, além de um bom peso de desmame e principalmente a deposição de gordura na carcaça do animal terminado. Desta forma, convidamos a todos os interessados para que no dia 25, às 14h, compareçam ao auditório da feira livre municipal.

O dia 25 de abril será bastante movimentado em São João do Oeste no que se refere a gado, pois além da palestra, também convido os agricultores interessados na criação de terneiras, para o dia de campo na propriedade de Marcos Dapper em Vale Pio, promovido pela EPAGRI, com início às 13h30min e com a participação do veterinário Jaime Prestes. Nós em São João do Oeste, temos um material genético muito bom, resultado de vários anos do programa de melhoramento genético. Nesse dia de campo será focado principalmente a criação de terneiras. Então, convido a todos os agricultores interessados, principalmente os produtores de leite para que reservem este dia e compareçam a propriedade do Sr. Marcos Dapper, onde verão “in loco”, como funciona na prática, os bons resultados que estão sendo colhidos.

O município tem vários programas em andamento, sendo inúmeras as atividades desenvolvidas em prol dos agricultores. Temos uma previsão para mais investimentos, de novidades para o setor de agricultura aqui de São João do Oeste;

GENÉSIO ANTON – Sim, em conjunto com a EPAGRI estamos planejando mais uma palestra na área de fruticultura e pomar caseiro, tendo em vista o grande resultado colhido na palestra de piscicultura, estaremos iniciando em junho a abertura dos pedidos de mudas frutíferas. Já estamos entrando em contato com viveiros idôneos para o fornecimento destas mudas.

Na questão do pomar caseiro, vêm se observando nos últimos anos, que o agronegócio tem uma grande importância para o nosso município, tendo, de modo geral, ficado de lado esta questão, pois se focou muito na produção de leite, frango ou suínos. Em virtude disso, estamos preparando uma palestra, que deverá ocorrer no início de junho, com um profissional de São José do Cedro, da EPAGRI, que irá abordar o assunto sobre a implantação e cultura do pomar caseiro, aqui, para os nossos munícipes. Essas ações estão sendo tomadas, pois verificamos que estamos tendo ótimos resultados, novidades. Estamos focando neste ano em trazer, principalmente, conhecimento para os nossos agricultores.

Outra importante atividade que está sendo executada na secretaria da agricultura e meio ambiente, é a produção de mudas, principalmente as mudas de flores. Auxiliamos principalmente o setor de urbanismo. No início do ano firmamos uma parceria com a Associação Comercial de São João do Oeste, tendo 35 vasos espalhados, que ajuda a embelezar a cidade. Esses vasos de flores são mantidos pelos lojistas e na medida em que essas flores caem de produção e não ficam mais com um aspecto tão bonito, estaremos com novos vasos prontos, no viveiro, para serem trocados e recolocados nesses lugares, ajudando no embelezamento da cidade. Também para as comunidades do interior, em seu centro comunitário e escolas, estamos produzindo flores no viveiro municipal, para que cada comunidade possa plantar também, as mudas de flores em seus centros.