17 de maio – Dia Internacional da Reciclagem

Nesta quarta-feira, 17 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem, que foi instituído pela UNESCO  (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). É uma data de reflexão sobre as questões ambientais e sobre o consumismo. Neste dia, vale a reflexão sobre nosso papel na produção do lixo individual e o coletivo; e como colaborar para reciclar todo esse resíduo acumulado. No processo de reciclagem, preserva-se o meio ambiente, diminui a poluição do solo, da água e do ar, reduz o custo de produção e diminui o problema com o descarte de lixo.

Em São João do Oeste, está em vigor desde maio de 2011 a lei que exige a separação do lixo para a Coleta Seletiva. É um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos).

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Representa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, diferentes tipos de plásticos e vidro. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do município.