SÃO JOÃO DO OESTE: Município que encanta pela beleza das flores e educação do seu povo!

Paisagismo, belas flores, limpeza e organização…manter a cidade bonita, limpa e bem cuidada é uma das tarefas do Departamento de Urbanismo. O município de São João do Oeste ocupa lugar de referência em diversos setores e destaca-se também pelo capricho e a beleza da cidade. A cultura e a educação do nosso povo, fazem com que o trabalho diferencial comece com a cooperação que há entre poder público e população. Segundo o Plano Diretor, cada família é responsável pelo ‘‘Passeio’’ (calçada), pela sua manutenção e limpeza. O que também atrai visitantes, é a cordialidade e a hospitalidade do povo, sempre disposto a colaborar de forma mútua e em conjunto nas demandas necessárias.

Com uma valorosa equipe de Servidores, o Departamento de Urbanismo realiza trabalhos diferenciais e fundamentais para a manutenção de uma cidade cada vez mais bem cuidada e aconchegante. Ao cruzar o pórtico de acesso, no trevo em La. Beato Roque, belas flores com seu aspecto e cores exuberantes conduzem os motoristas e visitantes até a cidade. As margens limpas e bem cuidadas da rodovia de acesso a cidade, são referências de organização, pontos fortes da população local.

O Setor de Urbanismo do município, conduzido por João Schauren tem feito um trabalho intenso no local, fato que certamente reforça o potencial turístico de São João do Oeste, além claro, de melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes, que tem a oportunidade de estar em um ambiente aconchegante e tranquilo. Schauren explica que a margem da rodovia que dá acesso à cidade, apesar de ser estadual é cuidada com zelo e capricho pela municipalidade. As ‘‘Três Marias’’ dão um brilho e encanto especial ao trecho, que recebe ainda corte de grama, roçada, limpeza de sarjeta, podas e adubação periódicas nas flores. O trabalho segue da mesma forma como em épocas passadas, mas este ano, houve redução no número de Servidores. Além de Schauren, os servidores Airton José Kunst e Diego Wagner fazem um serviço exemplar. O trabalho do setor também sofre interferências do fator clima, tanto para o desenvolvimento das plantas quanto de condições favoráveis para a própria execução dos afazeres.

Mas este é apenas um dos vários focos em que os servidores atuam. A manutenção da Praça, o plantio de flores em canteiros nos pontos da cidade, no Poliesportivo, na Gruta São Cristóvão e a recolha de galhos oriundos das podas de árvores feitas pelos moradores do perímetro urbano…todas estas tarefas são realizadas com muito afinco. As flores usadas são todas elas produzidas no Viveiro Municipal.

Schauren comenta que mantém uma ampla programação de serviços. Com muita humildade, pede a colaboração de todos para que auxiliem da forma que cada qual puder, na limpeza, manutenção etc, ou com sugestões viáveis e possíveis de serem feitas, com dicas realistas pensando no futuro da cidade e do município. Ele reforça a importância de manter a beleza da cidade, o que serve de atrativo aos visitantes e é motivo de orgulho e satisfação dos munícipes.