Vitus Ritter destaca ações na Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde conta com várias atividades em andamento. Em entrevista, o secretário Vitus Ritter comenta algumas ações que estão em curso, visando garantir o bem-estar da população. Confira:

* Realização de Conferências;

Durante a última semana realizamos a Conferência da Mulher, que foi realizada regionalmente em São Miguel do Oeste. Destacar a participação efetiva de São João do Oeste nesta conferência. Na terça-feira, 23, tivemos a Conferência da Assistência Social. Aproveito para fazer uma referência da Conferência da Saúde, que o município também estará realizando no dia 22 de junho. O Prefeito Fernando já assinou o decreto de convocação e durante as próximas semanas estaremos organizando mais uma importante conferência da Secretaria da Saúde.

* Trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde;

As atividades das Agentes de Saúde estão sendo desenvolvidas de forma plena, marcando presença, participando e orientando a população. Lembro que na região de Cristo Rei e Vale Pio, no mês de janeiro, a agente de saúde Simone, que atendia essa área, pediu afastamento da função. A nova agente de saúde que atenderá essa área será a Denise Welchen. Lembro também que a área da sede do município que pertencia a ex-agente de saúde Ingrid, não tivemos nenhuma inscrição para substitui-la. A Administração Municipal foi obrigada a fazer um novo processo de seleção, aliás as inscrições estão abertas para as pessoas que moram na área em que a Ingrid atendia, possam nos próximos dias estar se inscrevendo e participar do processo de seleção. A primeira colocada imediatamente após a realização das provas, será chamada para assumir essa função.

E ainda, para fazer uma referência e também uma orientação para todos os nossos munícipes, que o médico Felipe ainda está de férias, pois os pais dele residem em Cuba. Ele teve a licença do Programa Mais Médicos para estar usufruindo de suas férias em seu país de origem até o final de maio. Nos primeiros dias de junho, o Dr. Felipe estará de volta, atendendo os nossos munícipes aqui na Secretaria Municipal de Saúde.

* SJO mantém Convênio com o Hospital de Itapiranga para a realização de partos. Como está funcionando?

O convênio com o Hospital Sagrada Família de Itapiranga, que temos assinado desde o mês de março, possibilitando as gestantes de São João do Oeste essa assistência durante sua gravidez está funcionando muito bem. A novidade que destaco aqui para os nossos munícipes, é que por muitos momentos houveram questionamentos de que o município não mais registra a naturalidade de crianças no município. Desde o dia 27 de abril, quando o Governo Federal assinou uma Medida Provisória permitindo os pais registrar a naturalidade de seu filho ou de sua filha, no município de origem, onde os pais residem. Então, mesmo que as crianças nasçam no município de Itapiranga, os pais podem escolher o cartório que eles queiram e registrar a naturalidade como sendo de São João do Oeste.