Saiba um pouco mais sobre as atividades do CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Em São João do Oeste, o CRAS também desempenha o seu papel. A Psicóloga Kelly Gomes destaca um pouco sobre as ações desenvolvidas, as principais atividades e eventos realizados. Confira:

O que é o CRAS?

KELLY GOMES – É importante iniciar esta entrevista destacando que o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, se pauta nas políticas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, para realizar as suas atividades. Sendo assim o CRAS é uma unidade de proteção social básica, que tem como um dos principais objetivos prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais e, precisamos lembrar que estas situações podem ocorrer nas mais diversas classes sociais. Claro que o CRAS busca atender e direcionar atividades para famílias em situação de vulnerabilidade social, mas isso não exclui a possibilidade de que a sociedade em geral possa participar das palestras ofertadas pelo CRAS, por exemplo. Então é preciso reforçar a importância de buscar informações sobre os serviços desenvolvidos pelo CRAS e para isso estamos de portas abertas caso a população queira saber mais sobre nossos serviços.

Quais são as principais atividades desenvolvidas junto à população que é atendida pelo CRAS?

KELLY GOMES – Atualmente no que se refere a atividades desenvolvidas pelo CRAS, temos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que visa à melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas. Hoje este serviço é prestado para o público idoso de 60 anos ou mais, que participam de oficinas de Artesanato realizadas na Sede, contando com 25 participantes. Este serviço ainda atende a faixa etária de 7 a 17 anos, com oficinas de Artesanato e Capoeira, atendendo crianças e adolescentes das comunidades de Cristo Rei, Beato Roque, Ervalzinho e Sede, e atualmente temos em torno de 40 participantes nessas atividades. Para as oficinas de Capoeira temos em torno de 15 vagas em aberto, então caso aja interesse, favor procurar o CRAS para maiores informações.

Ainda contamos com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família– PAIF, onde o CRAS desenvolve ações preventivas, como acompanhamento familiar, visitas domiciliares, reuniões, campanhas, palestras e oficinas. Neste Serviço também é disponibilizado oficinas de artesanato, atendendo usuárias das comunidades de Cristo Rei, Beato Roque, Ervalzinho, Fortaleza e da Sede, contando atualmente com 25 participantes. Contamos também com oficinais mensais de Culinária, que serão realizadas até o final do ano, contando com 12 participantes.

E em termos de eventos ou palestras, o que temos previsto dentro do cronograma do CRAS?

KELLY GOMES – Aproveito este espaço para estender o convite a população, já que no próximo dia 14 de junho estaremos realizando através do PAIF, um encontro/oficina que será ministrado por mim e que irá ocorrer na Feira livre Municipal, tendo início às 13h:30min. Em nome da equipe do CRAS – Família Cidadã, agradecemos a oportunidade.