Biblioteca Pública conta com vasto acervo à disposição dos munícipes

Como já dizia o famoso escritor brasileiro, Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Sendo assim, São João do Oeste, município referência em educação com uma das maiores taxas de alfabetização do país, mantém uma ampla Biblioteca Pública, que conta com vasto acervo a disposição de todos os interessados. A Biblioteca Pública Municipal Pe. Afonso Hansen atende grande número de munícipes que cultivam o hábito da leitura. A retirada de livros é intensa, principalmente por parte de estudantes da rede municipal, acadêmicos que procuram material de pesquisa e por leitores assíduos da cidade e interior.

A coordenadora da Biblioteca, Juliane Steffen e a auxiliar Lunara Isabele Boufleur, explicam que o atendimento ocorre das 7h30min às 11h30min na parte da manhã e das 13h às 17h15min à tarde. “A biblioteca está vinculada à Secretaria Municipal da Educação e setor cultural. Além de estar inscrito e regulamentado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina”, comenta Juliane.

A missão da Biblioteca é apoiar o desenvolvimento das atividades pedagógicas das escolas, incentivando a leitura e a pesquisa, além de suprir as necessidades dos conhecimentos dos alunos, professores e demais leitores.  O acervo é composto basicamente por livros, jornais, revistas e audiovisuais. “Contamos com um espaço adequado para estudos e pesquisa, tanto em livros, quanto em computadores conectados à internet”, ressalta Lunara. Para se ter uma ideia, o acervo de livros infantis é composto por 13. 544 publicações, além de mais 18. 635 livros de literatura em geral. Este acervo é formado tanto pela aquisição de livros por parte da Administração Municipal, bem como, por meio de doações.

A Biblioteca possui o espaço do “cantinho da leitura”, destinado ao público infantil. Segundo a coordenadora, este local será ampliado. Juntamente com o CESJO, está sendo criado uma “sala lúdica”, onde a criança poderá brincar, ler e desenvolver habilidades motoras e cognitivas. “Espaços como estes tonam-se necessários no processo educacional das crianças, afinal, proporcionam vivências e a interdisciplinaridade”, comenta. Para ela, o hábito da leitura deve ser desenvolvido durante a infância, pois é durante esse período que o indivíduo aprende a necessidade e a importância de ler para o seu desenvolvimento. “As bibliotecas escolares ou públicas são instrumentos de fundamental importância para a formação de jovens leitores e consequentemente adultos pensadores, criativos e formadores de opinião”, ressalta.

Para que os alunos possam sempre ter acesso ao acervo de livros, há uma parceria com as escolas municipais que realizam trocas de livros semanalmente. Alunos da Escola Estadual também frequentam o local e realizam retirada de livros mensalmente. Além destes, a educação infantil e a creche também fazem uso dos livros e DVD’s. Os livros retirados por parte dos munícipes, mediante cadastro, podem ser devolvidos em até 30 dias.

Durante o ano letivo, alunos e professores podem contribuir com sugestões e indicar eventuais necessidades e desejos de leitura. “Deixamos aqui nosso convite especial a cada família comprometida com uma educação de qualidade, competências, conteúdos, valores, autoconceito e igualdade social, para que venham visitar a nossa Biblioteca Pública Municipal Padre Afonso Hansen e participar desta viagem fascinante pelo mundo da imaginação e literatura”, destacam Juliane e Lunara.

Curiosidades sobre os livros e a leitura!

No mundo, o primeiro livro impresso data de 1436, fruto da invenção da tipografia de Gutemberg. Os livros daquela época caracterizavam-se pela letra irregular e imperfeita, pela ausência de paginação, assinatura e título; não tinham margens ou capítulos e nem sinais de pontuação. Após 1500, com o aperfeiçoamento da imprensa, o livro foi se modificando, desde o tipo de papel até os detalhes formais ligados à disposição das letras na página, à forma de ilustração, possibilitando tiragem e divulgação maiores e mais rápidas. Podemos afirmar que a presença do livro em nossa cultura foi a chave com a qual abrimos as portas da História, alargamos as fronteiras e construímos novos mundos. A ideia de leitura, portanto, está intimamente associada à de liberdade e à modernidade.

No livro, o leitor pode encontrar respostas para dúvidas ou anseios que permeiam a sociedade, viver histórias e ir a lugares nunca imaginados. A leitura é caracterizada por uma dimensão onde muitas vezes o leitor se envolve de tal forma, que o mundo ao seu redor parece se transformar.