Prefeito recebe garantia da implantação do Sistema de Videomonitoramento e anuncia investimentos na iluminação pública

Aumentar a segurança na cidade de São João do Oeste é uma das metas da Administração Municipal, dentro do que lhe cabe e é permitido executar. Na viagem realizada a Capital do estado, o prefeito Fernando Bisigo enfatizou junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a necessidade urgente da implantação do sistema de videomonitoramento. Em audiência com o secretário adjunto Dr. Aldo Dávila, bem como, com o coordenador do Programa Bem-Te-Vi, o Major Daniel, tratou sobre a implantação das câmeras e obteve a garantia por parte dos responsáveis que, após vencidas algumas etapas burocráticas por parte do Governo do estado, o sistema será instalado imediatamente em São João do Oeste. “A expectativa é de que até o mês de outubro deste ano, o sistema de câmeras de videomonitoramento esteja operando. Isso trará mais segurança para nossos munícipes, aos comerciantes e aos moradores da cidade em geral. A Administração Municipal não medirá esforços nestes encaminhamentos”, comenta Bisigo.

O programa pelo qual o município será contemplado atua sob três pilares:

– Prevenção: com implantação de sinalização indicando as áreas vigiadas e com a presença de policiais nas centrais de monitoramento e em outros pontos estratégicos;

– Combate ao Crime: quando o crime foi consumado, as imagens das câmeras apontam a localização do criminoso, o que diminui consideravelmente o tempo de reposta da polícia;

– Investigação: a visualização das imagens captadas pelas câmeras de qualquer cidade do Estado poderá ser visualizada pela Polícia Civil, através da internet.

O nome do programa faz alusão ao Bem-Te-Vi, pássaro que costuma fazer barulho quando presencia algo de anormal em seu território. São João do Oeste é o único município da região que ainda não conta com o sistema, pois não foi contemplado em anos anteriores.

No retorno ao município, o prefeito Fernando Bisigo anunciou também investimentos com recursos próprios, na iluminação da Rua Santa Cruz, no centro da cidade. Conforme o prefeito, as lâmpadas atuais serão trocadas por lâmpadas de ‘‘Led’’, justamente para dar mais claridade e consequentemente aumentar também a segurança na área. “Além da segurança, a nova iluminação deixará nossa cidade ainda mais bonita. Sabemos que um grande percentual de turistas e munícipes aproveitam para fazer caminhadas no início da noite. Uma melhor iluminação será aliada à segurança, com um incremento ao turismo, embelezando a rua central, beneficiando também o comércio local”, destaca Bisigo. O prefeito comenta que os encaminhamentos legais para esta questão já estão sendo dados e o investimento se dará com recursos do Caixa do Município, economizados desde o início da gestão.