Município mantém sistema que abastece mais de 21 milhões de litros de água por mês

O município de São João do Oeste efetua constantes investimentos na melhoria dos serviços de abastecimento de água, bem como, na modernização dos serviços, garantindo a qualidade, a eficiência e a redução de custos no processo como um todo.

São no total 1.368 ligações de água, somando residências, indústria e comércio. Dados do Setor de Tributos mostram que, ao longo do ano, o consumo registrado mantém-se equilibrado, sendo que apenas nos meses de dezembro e janeiro há um aumento significativo no volume total. No mês de maio deste ano, por exemplo, o volume faturado foi de 21.940 m³ de água. Isto equivale a 21. 940.000 litros de água por mês, disponibilizados via sistema de abastecimento até as residências das famílias contempladas.

Para a cidade, a água que abastece as residências e estabelecimentos comerciais provêm da captação junto a barragem no Rio Fortaleza. Esta água passa por um complexo sistema de tratamento e por análises periódicas feita por profissional da área. Todo este processo, visa atender exigências da legislação de potabilidade da água (lei do M.S. nº 2.914) e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, além garantir a qualidade da água fornecida para a população.

Conforme o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Dill Arenhardt, é coletado amostra de água nos pontos de captação (rios e açudes), após as estações de tratamento e na rede de distribuição (residências). “Nas amostras de água coletadas, são analisados 97 parâmetros, englobando elementos orgânicos, inorgânicos, microbiológicos, agrotóxicos, BTEX, cianotoxinas, físico-químicos, organolépticos e produtos secundários da desinfecção”, explica o Engenheiro. Desta forma, a Administração Municipal, através do setor responsável, mantém o controle de qualidade da água fornecida aos munícipes.

Outro aspecto importante são os investimentos em materiais de qualidade. No último lote de aquisição, foram investidos mais de R$ 100mil. A previsão é que seja feita a aquisição de duas bombas para a Estação Hidráulica de Beato Roque, a fim de aumentar a potência do bombeamento da água.

Os servidores designados para a leitura da água consumida, junto aos hidrômetros nas residências, contam com um aparelho que efetua também a impressão simultânea das faturas. Este aparelho traz exatidão do real consumo, além de gerar economia, uma vez que a impressão simultânea elimina os gastos e o tempo, agilizando o processo. O Setor de Água solicita a colaboração dos munícipes, quanto ao local apropriado para a entrega desta fatura. Este é um dos problemas com os quais a equipe vem se deparando. Sem caixa de correio no local e sem ter a possibilidade de entregar a fatura em mãos do contribuinte, muitos recibos acabam tendo que ser deixados em portões ou grades, fora das residências, causando transtornos para a municipalidade e também para o próprio cidadão. Caso o código de barras da fatura seja danificado, o mesmo não poderá ser lido na rede bancária, fazendo com que o contribuinte tenha que vir até a Prefeitura, requerer segunda via, o que acaba onerando os custos para a municipalidade. A Administração orienta os moradores para que providenciem algum local ou recipiente para o depósito das faturas, podendo ser um simples frasco de vidro com tampa ou cano de PVC adaptado para a finalidade, próximo ao hidrômetro.

Segundo o Diretor do Departamento de Água, Adílio Anschau, a equipe trabalha para melhorar gradativamente o sistema de abastecimento. Ele recomenda aos munícipes, caso constatem algum vazamento, que comunique imediatamente, a fim de evitar-se desperdícios. “A água é tratada, tem custo alto e o que passar pelo hidrômetro gera ônus. Por isso, cada um é responsável em verificar eventuais pontos de vazamento e ajudar o município nesta questão”, ressalta Adílio.