Notícias

Município identifica segundo macaco morto no interior

Mais um macaco prego (Cebus sp.) foi encontrado sem vida no interior do município na última sexta-feira dia 17. O macaco foi encontrado por um morador da comunidade da Linha Jaboticaba que avisou a sua agente comunitária de saúde. Novamente o Setor de Zoonoses e epidemiologia do Estado se deslocaram até a comunidade e fizeram a recolha do animal no sábado pela manhã.

Segundo a enfermeira responsável pela epidemiologia, Morgana Brum Grade, foi realizada a conferência das cadernetas de vacinação de 25 moradores que residem em um raio de 300 metros do local em que o macaco foi localizado, e todos estão com a vacinação contra a febre amarela em dia. Morgana destaca mais uma vez macacos mortos são possíveis sinais de alerta para a circulação do vírus da febre amarela, ressalta que o macaco não é o transmissor da doença ao ser humano, o real transmissor são os mosquitos, porém os macacos são os primeiros a apresentarem sintomas ou morrerem. Novamente será realizado o procedimento padrão regido por protocolos, o material é coletado e vai para análise no laboratório de saúde pública (LACEN) na capital, Florianópolis.
A orientação geral continua sendo que ao encontrar um macaco morto não tocarem no animal e avisar imediatamente o setor de saúde do município.