Notícias

Creche Kinder Haus promove festa típica para as crianças

   O mês de junho ficou novamente marcado pelas festas típicas, organizadas pelas escolas do município. Em todas as programações, muita alegria e animação tomaram conta do ambiente devidamente enfeitado. Teve dança, comidas típicas, bandeirinhas e outras atrações tradicionais das festas juninas.

    A Creche Kinder Haus preparou uma programação toda especial, que encantou as crianças, que vieram tipicamente trajadas.

Origem da Festa

     As festas juninas surgiram há centenas de anos, na Antiga Europa, onde ocorriam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos. No início, as festas eram chamadas de “junônias”, porque uma das deusas homenageadas era Juno, esposa de Júpiter. Com a crescente influência da Igreja Católica no continente europeu e pela data da festa coincidir com o nascimento de João Batista, as comemorações passaram a se chamar “joaninas”, rendendo homenagens aos três santos do mês. Os primeiros países a comemorar a festa foram Portugal, Itália, França e Espanha.

    As tradicionais festas juninas brasileiras incluem a quadrilha, as promessas e simpatias para os santos e os comes e bebes. O termo “quadrilha” vem de uma dança de salão francesa denominada quadrille que, ao chegar ao Brasil, se popularizou e se fundiu com as danças que já existiam nestas terras.