Secretaria de Educação realiza curso de capacitação para professoras

A Secretaria Municipal de Educação realizou um curso de capacitação para as professoras da Pré-Escola e Séries Iniciais, no último dia 24 de julho, na Feira Livre Municipal, com a Fonoaudióloga Narjoara Ferreira Paes Nery. A temática abordada foi “Aquisição da leitura e escrita de uma maneira que você provavelmente não viu”.

Conforme a Secretária de Educação Silvane Baumgarten, o objetivo dessa temática foi entender a importância do processamento fonológico para a leitura e escrita a partir da análise dos estágios pelos quais a criança passa para adquirir a linguagem escrita.  Além de levantar questões e reflexões sobre tal processo, foi abordado ainda, um conteúdo básico sobre os problemas que ocorrem durante esse processo de aquisição, e que prejudicam e interferem nas habilidades necessárias para que o ler e escrever ocorram de forma competente. Sendo algumas delas as alterações auditivas e distúrbios na fala.

Ao final da parte teórica, houve um momento de atividades práticas onde foram repassados alguns exercícios para os professores, a fim de melhorar a leitura oral, bem como, atividades para estimulação da Consciência Fonológica através dos estilos musicais e das cantigas de roda.

A avaliação da formação foi extremamente positiva por parte das professoras. Segundo elas, as informações repassadas auxiliam o professor na prática em sala de aula, onde muitas vezes se deparam com situações-problemas que impedem o aluno de progredir no processo de aprendizagem.