Notícias

Censo Agropecuário 2017: participação do produtor rural é fundamental

     A partir do dia 1º de outubro, o IBGE estará realizando o Censo Agropecuário 2017. Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades – serão visitados por 18,8 mil recenseadores, até 28 de fevereiro de 2018. Os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril de 2018.

      Assim como nos demais municípios do país, São João do Oeste será visitado pelos profissionais, para o levantamento dos dados do setor. O vice-prefeito e coordenador da Secretaria da Agricultura, Genésio Anton, cita a importância deste trabalho, que, segundo ele, irá apontar a situação real do setor agropecuário, com a quantidade de área utilizada para o milho, soja, pastagem e quantidade de animais. Anton destaca que as informações corretas e atualizadas facilitam para o direcionamento de recursos e programas, além de identificar a real necessidades no setor agrícola. “A veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto da situação da agropecuária”, comenta Anton. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas. No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada.

     O Censo Agropecuário é a principal ferramenta que baliza e define as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária do país. A coleta dos dados será digital e, caso algum produtor não receba a visita do pesquisador, ou tenha alguma dúvida sobre o levantamento, poderá buscar maiores informações junto a Secretaria da Agricultura do município.

    Não ocorre divulgação individual de qualquer informação prestada pelo produtor. Serão apenas veiculados dados estatísticos sobre cada área e setor. A previsão é que os números serão divulgados a partir de março de 2018.