Notícias

SAÚDE: Campanha de Vacinação ocorre até dia 22 de setembro

   Está em andamento desde segunda-feira,11, mais uma campanha de vacinação no município. Os pais devem ficar atentos, pois poderão colocar em dia a situação vacinal dos filhos. Até o dia 22, será desenvolvida a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes. Em São João do Oeste, as doses estarão disponíveis na unidade de saúde, de segunda a sexta-feira. No sábado, 16, será o Dia D da Campanha e o atendimento das 8h até as 17h, sem fechar ao meio dia.

    De acordo com Luciane Specht, responsável pela Sala de Vacinação no município, a iniciativa é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Este é o primeiro ano que os adolescentes são incluídos na campanha. “Estarão disponíveis as vacinas de rotina, a fim de melhorarmos a cobertura vacinal”, explica Luciane.

   Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação de HPV para meninos com idade entre 11 a 14 anos. Para as meninas é a partir de 9 até 14 anos, 11 meses e 29 dias, em duas doses, sendo a segunda seis meses após a primeira. Outra novidade é que adolescentes de 12 a 13 anos serão imunizados contra a meningite C.

   Luciane reforça a importância de manter o esquema vacinal em dia e destaca a oportunidade de os pais trazerem seus filhos durante o período da campanha de vacinação. “Esta estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, atualizando a Caderneta de Vacinação”, finaliza Luciane.