Notícias

Município investe em Material Genético de alta qualidade

    A bovinocultura leiteira é imprescindível para a economia local e regional. No município de São João do Oeste, por exemplo, foram comercializados mais de 51 milhões (51.835.380) de litros de leite no ano de 2016.  A quantidade gerou uma cifra superior a R$ 68 milhões, representando 26,91% de todo Movimento Econômico Agropecuário do município.

   Os resultados são fruto do trabalho árduo dos produtores rurais e de programas municipais de incentivo à produção, que ano após ano, tornam a bacia leiteira de São João do Oeste mais forte e destacada.  O programa de melhoramento genético desenvolvido pela Secretaria da Agricultura há vários anos é uma das ferramentas transformadoras das propriedades rurais. Aumento de produção e capacidade reprodutiva são características iminentes, que melhoram o desempenho, aumentam a renda e fixam o produtor no campo.

   Na última semana, (26/09) ocorreu uma importante reunião com produtores de leite que trabalham com um plantel formado por animais da raça Jersey. Representantes da empresa Semex Brasil, vencedora da licitação da genética da raça Jersey, entre eles o vendedor Cedenir e o Médico Veterinário e especialista em gado de leite, Dr Cláudio Aragão, estiveram no município, para abordar temas relacionados a inseminação, reprodução e criação de bezerras.

   O Secretário da Agricultura, Genésio Anton, explica que na oportunidade a empresa revelou que as vacas campeãs da raça Jersey, na Agroleite de Castro – PR, uma das feiras mais importantes do país no segmento, são filhas de um Touro chamado ‘‘ON TIME’’, o mesmo usado na inseminação Jersey que ocorreu nos anos de 2013 e 2014 em São João do Oeste. “Isso significa que a base das vacas Jersey do nosso município é originária deste touro. Isto comprova a capacidade de adquirir material de primeira qualidade e alta tecnologia, dentro do nosso Programa Municipal de Inseminação”, destaca Genésio. O secretário comemora os resultados obtidos e manifesta a alegria com que a notícia da premiação desta raça, foi recebida pela Administração Municipal.

   Na raça holandesa, os resultados também são satisfatórios. O sêmen é fornecido pela empresa Embriosêmen do Brasil, cujos representantes estiveram em São João do Oeste para acompanhar os resultados, no dia 27/09. O médico veterinário e gerente técnico da empresa, Ronaldo Luis Tonin, os representantes Leonardo Pavan e César Mayer, além do francês Dênis, que é o Assessor na parte reprodutiva no Brasil e nos países da Argentina, Marrocos, África do Sul e Turquia, abordaram na visita, a genotipagem. Esta técnica foi iniciada em 2015 e terá avanços importantes em breve no município. “Nossa meta é fazer a genotipagem em 400 novilhas, de diferentes produtores de São João do Oeste”, revela Anton. Este trabalho vem sendo liderado pelo Médico Veterinário Élio Ravazi de Oliveira, que estará mais dedicado a área reprodutiva, do que nos atendimentos clínicos.

   O melhoramento genético para gado leiteiro tem como objetivo produzir uma vaca com genótipo adequado e máxima produção de leite em relação ao ambiente a que ela será submetida. Estes “genótipos” devem ser combinados de maneira a aumentar a frequência dos genes favoráveis a expressão da característica com alta intensidade.

 Jersey premiado na AGROLEITE é o mesmo utilizado na inseminação em São João do Oeste

   Na tradicional Agroleite realizada em Castro/PR, o julgamento da Raça Jersey demonstrou ao mercado, toda a qualidade do touro Lencrest ON TIME. O mesmo usado na inseminação Jersey que ocorreu nos anos de 2013 e 2014 em São João do Oeste, provou em sua última prova americana, toda a sua popularidade na Raça.

   On Time produz vacas extremamente leiteiras e de excelente conformação de sistema mamário. Provando toda a sua qualidade, On Time se destacou com três filhas suas no julgamento da Raça Jersey, na pista da Agroleite.