Notícias

Secretaria da Saúde anuncia adequações na área da fisioterapia

    A Secretaria da Saúde está implantando alterações para viabilizar o atendimento na área de fisioterapia a todos os munícipes que necessitarem. Devido a grande fila de espera, o setor encaminha adequações para possibilitar um acesso mais amplo por parte da população. De acordo com o secretário, Vitus Ritter, nos últimos anos a fisioterapia se tornou um importante auxiliar na recuperação de pacientes que necessitam deste atendimento de média complexidade.

    Ele comenta que atualmente o município conta com dois profissionais fisioterapeutas, sendo 01efetivo e outro terceirizado. Eles atendem cerca de 70 pacientes e outros 130 continuam na fila de espera.

   Diante deste cenário e preocupada em atender as necessidades dos pacientes, a Secretaria da Saúde implantou uma alteração na forma de atendimento. “A medida adotada é limitar em até 20 sessões para cada paciente, com direito a reinscrição, mediante apresentação de pedido médico. E pacientes que tem pedido para 10 sessões, obviamente, farão somente estas”, explica Ritter.

   Conforme o Secretário, o Conselho Municipal da Saúde, representado por 12 membros titulares e 12 suplentes, indicados por entidades constituídas no município, também entende ser necessário viabilizar atendimento para todos que se inscrevem, em menor tempo possível, e concorda em limitar o número de sessões.

   Ritter explica que a Secretaria da Saúde é responsável por prestar serviços de Atenção Básica, através de duas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), compostas por agentes comunitárias de saúde, técnicas de enfermagem, enfermeiras e médico. Já a prestação de serviço dos profissionais de apoio, como fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista, é considerada de média complexidade. “Mesmo assim, estamos sempre em busca de oferecer o melhor para os munícipes e atender a todos, que necessitarem de atendimento”, ressalta.