“Desigualdade Étnica e de Gênero” é abordada em Concurso Municipal de Oratória

Na manhã de quarta-feira, 18, nas dependências da Câmara de Vereadores, foi realizada a grande final do Concurso Municipal de Oratória. A edição deste ano envolveu alunos do Ensino Médio da E.E.B. Madre Benvenuta e da E.E.B. Cristo Rei e a temática abordada foi “Desigualdade Étnica e de Gênero”. Etapas classificatórias ocorreram nas respectivas unidades escolares, definindo 11 alunos para a grande final.

Para abrir a programação, o Grupo Vocal Gold Stimmen, fez uma apresentação especial ao público e também em forma de agradecimento ao Sicoob Creditaprianga, pelo apoio e incentivo que a Cooperativa de Crédito vem tendo em diversas iniciativas desenvolvidas no município.

A mesa de jurados foi composta por Izabel Preiss Welter (Oficial da Infância e da Juventude da Comarca de Itapiranga), Gilvane Kern (Assessor de Comunicação da Sicoob Creditapiranga), Cláudia Wolschick Lenz (Assistente Social do Município de São João do Oeste, André Klunk (representante do Centro Universitário FAI de Itapiranga) e Cristiane dos Reis (Assistente Social do CRAS. Os critérios avaliados foram voz, apresentação, conteúdo e tempo.

Os oradores abordaram o tema de forma ampla, com vasto conteúdo e análises concretas dos principais problemas, violências e desigualdades, tanto éticas quanto de gênero. A classificação final foi a seguinte:

1º lugar: Cleonice Simon, do 2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Cristo Rei (R$300,00 +troféu)

2º lugar: Matheus Henrique Braun Zilles, do 2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta (R$ 200,00 + troféu)

3º lugar: Vanessa Pauli, do 1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta (R$150,00 +troféu)

4º lugar: Camile Eduarda Hammes, do 1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta (R$120,00 +troféu)

5º lugar: Raquel Follmann de Oliveira, do 1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta (R$100,00 +troféu)

Todos os demais oradores receberam R$ 50,00 e medalha de participação. A edição deste ano contou novamente com o apoio do Sicoob Creditapiranga.

FINALISTAS

Os alunos que obtiveram classificação e se apresentaram na etapa final foram: Larissa Bohnen (1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Cristo Rei), Graciele Specht (1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Cristo Rei), Camile Eduarda Hammes (1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Raquel Follmann de Oliveira (1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Matheus Hammes Kessler (2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Ketlin Vitória Hammerschimitt (1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Matheus Henrique Braun Zilles (2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Guilherme Teloeken (2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Vanessa Pauli (1º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Madre Benvenuta), Cleonice Simon (2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Cristo Rei) e Karoline Schutz (2º ano Ensino Médio Inovador da E.E.B. Cristo Rei).

HISTÓRICO

A 1ª edição, realizada em 2008, teve como tema “Água” e iniciou com pressupostos tímidos, mas com objetivos claros e definidos: de proporcionar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de estarem desenvolvendo sua expressão verbal. Em 2009 o tema escolhido foi “Barragem”. A terceira edição ocorreu em 2011 sendo abordado o “Desenvolvimento Sustentável”. Em 2012 foi tratada a “Ética e Segurança na Internet”, em 2013 “Juventude” e em 2015 as “Responsabilidades no uso das ferramentas tecnológicas”.