Notícias

Secretário da Saúde destaca principais ações de 2017

  Diversas atividades e ações importantes foram desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria da Saúde de São João do Oeste durante o ano de 2017. Conforme o Secretário da Saúde, Vitus Ritter, foi um ano de muitas conquistas, melhorias e avanços em vários setores, que oportunizou que mais munícipes pudessem ser atendidos dentro de sua necessidade. “Nos primeiros dias de janeiro foi renovado contrato para repasse de recursos para Hospital Santa Casa Rural; firmado convênio com hospital de Itapiranga para realização de partos, sendo que foram registrados 31 nascimentos nos 8 primeiros meses do convênio e contratada médica ginecologista para atendimento prioritário para as gestantes. Após intensas cobranças ao Setor de Epidemiologia do Estado viabilizamos a manutenção de soro contra picada de cobra no município”, explica Ritter

  Vários programas e ações voltadas a qualidade de vida dos munícipes foram realizados ao longo do ano. Destaque para o Programa de Reeducação Alimentar, que beneficiou a comunidade de Itacuruçú, a equipe multidisciplinar que realizou encontros mensais com gestantes; foi retomado o programa de Ações de Controle ao Tabagismo com formação de mais um grupo além do retorno anual do encontro de ex-fumantes; além da implantação do programa Envelhecimento Saudável. Ritter cita ainda a implantação do Grupo de atividades ‘‘Gesund Leben’’, que reúne semanalmente no parque poliesportivo. “No setor de saúde bucal foi reorganizado o programa de próteses dentárias, onde 229 pessoas foram beneficiadas e mais de 400 alunos da rede municipal receberam kit de saúde bucal, com orientação supervisionada em escovódromo”, reitera Ritter.

  Nos dois laboratórios de análises clínicas credenciados, foram realizados 24.922 exames de janeiro a novembro, que geraram um custo para o município de R$ 110.800,00. Foram 247 exames de mamografia e 225 pacientes obtiveram diagnóstico através de tomografia. No mesmo período, 143 pacientes realizaram procedimentos cirúrgicos dos quais, 83 eletivos, incluídos 42 pacientes que realizaram cirurgia de catarata e 60 seletivos.

  No setor de agendamentos TFD (Tratamento Fora do Domicílio) foram encaminhados e transportados 6.184 pacientes, com acompanhantes, para as principais cidades de referência do Estado, com veículos da Secretaria e desde 1° de dezembro, com a colaboração da empresa terceirizada Negotur.  No período de janeiro até final de novembro os 3 médicos da Unidade de Saúde do Município atenderam 15.540 consultas.

  O Secretário Vitus destaca também, que durante o ano, o setor promoveu mais saúde para os munícipes através de ações desenvolvidas nos diversos programas e procedimentos. Enfatiza a colaboração de todos os servidores da Saúde pelo grande número de atendimentos prestados, além, do empenho para promover o bem-estar físico, mental e social a todas as pessoas atendidas.