Notícias

População deve redobrar cuidado para evitar contato com lagarta taturana

  A Secretaria Municipal da Saúde está alertando toda população para que redobrem os cuidados com animais peçonhentos, principalmente as lagartas do gênero Lonomia Obliqua, mais conhecida como taturana. Há grande incidência destas lagartas na região oeste, tendo sido registrado um caso de óbito em Dionísio Cerqueira, quando uma mulher de 60 anos, faleceu após entrar em contato com uma taturana, enquanto trabalhava em sua propriedade rural.

  A Agente de Combate a Endemias de São João do Oeste, Neusa Specht, ressalta que no caso de moradores encontrarem lagartas taturanas em sua propriedade, devem imediatamente comunicar a Secretaria da Saúde.

  CARACTERÍSTICAS: As taturanas possuem o corpo com coloração marrom e faixas longitudinais de preto, tendo manchas dorsais brancas. Suas cerdas são esverdeadas com formato de espinhos ramificados e pontiagudos, com glândulas de veneno nas pontas. Seu veneno pode provocar alterações da coagulação e hemorragias graves. Os pacientes envenenados devem ser tratados com soro antilonômico.