Notícias

São João do Oeste fará estudo sobre real situação do Sistema de Esgotamento Sanitário

   São João do Oeste inicia a execução de um completo levantamento e diagnóstico sobre o Esgotamento Sanitário do município. A ação será coordenada pelo Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Dill Arenhardt. Segundo ele, o Diagnóstico consiste em um estudo onde será realizado um levantamento da situação dos sistemas de esgoto residenciais existentes na área urbana, avaliando a melhor solução técnica a ser adotada por regiões e definindo as ações, como adequações da legislação, procedimentos de aprovação, fiscalização e manutenção dos sistemas de tratamento, observando também as orientações da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento.

   William comenta que será aplicado um questionário através das Agentes de Saúde, em todas as residências da sede do município, bem como, Cristo Rei e Beato Roque, a fim de identificar a situação dos sistemas individuais de tratamento de esgoto. Este questionário teve início segunda-feira, 04/06 e se estenderá por 30 dias, com finalização e encaminhamento de todo estudo em setembro. “É importante salientar que não haverá multa ou qualquer outro tipo de punição seja qual for o sistema existente na residência. O levantamento é para identificar a situação atual e possibilitar definir políticas de saneamento no município, buscando solucionar problemas de esgotamento sanitário, e aprovar perante a promotoria, a adoção do sistema individual de tratamento de esgoto como a alternativa técnica de esgotamento adotada no município”, enfatiza o Engenheiro Sanitarista e Ambiental.

  Ele conclama a população para que informem a real situação do sistema de esgoto residencial existente. “É de fundamental importância que as pessoas respondam corretamente o questionário, expondo os problemas existentes, caso houver”, destaca.

  Após a conclusão do questionário, o objetivo é elaborar o Diagnóstico de Esgotamento Sanitário com definição de um plano de ações, a fim regulamentar o sistema no município, com continuidade da adoção de sistema individual de tratamento para curto e médio prazo, em todas as áreas possíveis tecnicamente.

 

     Em anexo, segue o modelo do questionário que será aplicado no perímetro urbano do município.