Saúde desenvolve práticas integrativas e complementares

Por meio da Portaria N° 849, de 27 de março de 2017, o Ministério da Saúde ampliou à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Tal medida atende ao que preconiza a Organização Mundial de Saúde: reconhecimento e incorporação das Medicinas Tradicionais e Complementares nos sistemas nacionais de saúde.

Conforme a Enfermeira, Celina Lasarotto Grasel, as Práticas Integrativas e Complementares, conhecidas popularmente como “ramos da medicina alternativa”, precisam ser reconhecidas, valorizadas e incorporadas ao cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tal necessidade se dá porque tais práticas tem o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integrado em saúde, contribuindo com a resolubilidade do sistema de saúde com qualidade, eficácia, eficiência, segurança e participação social no uso”, complementa.

Na Secretaria Municipal de Saúde de São João do Oeste, a enfermeira Celina Lasarotto Grasel e a farmacêutica Gabriela Salvador, fizeram capacitação em Terapia de Florais de Bach e estão aptas a prescrever a fórmula apropriada que corresponda ao estado emocional do momento de cada paciente.

Terapia de florais

Prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais. A terapia de florais de Bach, criada pelo inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), é o sistema precursor desta prática.

Existem 38 remédios no sistema floral de Bach. Todos foram descobertos entre os anos 20 e 30 do século passado pelo Dr. Edward Bach, famoso medico, bacteriologista e patologista.

Cada um de seus remédios está associado a uma emoção humana básica. Mimulus, por exemplo, representa o tipo de emoção sentida quando estamos ansiosos ou com medo de algo em particular. Tomar esse remédio nos ajudará a ultrapassar nosso medo e a encontrar a coragem necessária para enfrentar esse medo específico. “Tal como Dr. Bach, acreditamos que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis: uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural”, salienta.