São João do Oeste promove VII Conferência Municipal da Saúde

São João do Oeste promoveu na última quinta-feira,21, a VII Conferência Municipal da Saúde. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o Conselho Municipal da Saúde e o tema abordado foi “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”.

A abertura da programação contou com a presença do Pároco Pe. Hugo Mentges, que deu a bênção especial a todos os conferencistas. O Prefeito Fernando Bisigo destacou a importância do momento, ressaltando que por meio da Conferência é possível avaliar a situação e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

Conforme o Secretário de Saúde, Vitus Ritter, vários pontos de extrema relevância foram discutidos no evento. Cita como exemplo, no eixo Consolidação dos Princípios, onde os participantes solicitaram a descentralização e regionalização dos serviços de média e alta complexidade, com incentivo a formação de especialidades, para garantir a integralidade da assistência. “Queremos que as Referências venham para a nossa região, evitando longos deslocamentos para outros centros”, resume Vitus.

Outro ponto abordado é referente ao Financiamento da Saúde, onde foi reivindicado a revisão dos índices constitucionais do Governo Federal, na aplicação de recursos em ações e serviços de área.

Vitus comenta que foi um debate amplo e muito proveitoso, com participação efetiva de todos os conferencistas. Ele ressalta o apelo feito por todos para que seja revogada a Emenda Constitucional 95, que trata sobre o congelamento do financiamento na área da saúde por 20 anos.

Durante a Conferência Municipal foram escolhidos os delegados do município:

Usuários: Isméria Furtado e Nivardes Immig (suplentes: Jorge Kroetz e Marcelo Ritter);

Trabalhadores da Saúde: Simone Orth e Luciane Specht;

Gestor: Vitus Ritter e José Orlando Kuhn;

Prevista em lei, a conferência conta com a representação dos vários segmentos sociais, e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais. A Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o Conselho Municipal da Saúde, agradece a todos que participaram da programação.