São João do Oeste vive expectativa da 11. Deutsche Woche

O município está preparado para receber grande público, em mais uma edição da Semana Alemã, de 20 a 27 de julho. As cores da bandeira brasileira já se misturam com o amarelo, vermelho e preto da Alemanha, dando um colorido todo especial a São João do Oeste. A proximidade do início da 11ª edição da Semana Alemã percebe-se no clima especial que contagia a todos, com decoração alusiva ao evento.

A ornamentação especial contempla o pórtico de acesso, no trevo em La. Beato Roque, na entrada da cidade, ruas centrais e Praça da Matriz, onde foi efetuada uma cobertura especial em tecidos com as cores da Alemanha, além de espaço para o Biergarten.

DOMINGO – 21/07 – Festa Alemã

O domingo vem repleto de atrativos, iniciando com uma celebração religiosa no idioma alemão na Igreja Matriz São João Berchmans, maior Igreja toda em madeira da América Latina. De meio dia, será servido almoço à base de churrasco. À tarde, matinê com atrações musicais e culturais. Concursos típicos e muito chopp.

SEGUNDA-FEIRA – 22/07 – Baile da Terceira Idade e Abertura do Biergarten

À tarde, ocorre oBaile da Terceira Idade. Programação voltada à melhor idade, com matinê, comes e bebes, propiciando um ambiente de integração e descontração.

Terão início também as atrações do Biergarten junto à praça da cidade. Com estrutura diferenciada e ambiente germânico, ficará aberto todas as tardes para receber os turistas e visitantes, com venda de produtos alusivos, chopp, lanches e animação com bandinhas típicas. Será a central de informações da Deutsche Woche.

TERÇA-FEIRA – 23/07 – Noite do Humor

Um dos atrativos mais esperados em cada edição da Semana Alemã. Uma noite dedicada a apresentações humorísticas, com show de comediantes e atrações teatrais. Contar causos e rir em roda de amigos está intrínseco na cultura do nosso povo desde os primórdios da colonização. Ocorre ainda, o tradicional Concurso da Piada em Alemão, premiando os melhores humoristas da noite.

QUARTA-FEIRA – 24/07 – Festival Regional da Canção Alemã

Oportuniza a participação de calouros em três categorias etárias: infantil, adultos e sênior. São as mais belas canções alemãs sendo interpretadas por calouros de toda região, premiando o público com um espetáculo maravilhoso. Após o festival, tem ainda grandioso baile animado por banda típica alemã.

QUINTA-FEIRA – 25/07 – Festival da Cuca e da Linguiça

Visa resgatar as receitas passadas de Mãe para filhos e a cultura de fazer o Kuchen (cuca) em casa, mantendo viva a cultura alemã também na Gastronomia. Grande concurso gastronômico é promovido, com premiação para as melhores receitas.

Haverá comercialização de cucas e linguiças para consumo no local e embalada para levar. Estrutura completa de copa e cozinha no período da noite, além de animado mate-baile com bandinhas típicas.

SEXTA-FEIRA – 26/07 – Jantar Típico Alemão

A culinária típica alemã é o grande atrativo no Jantar. A variedade e diversificação dos pratos, incluindo buffet de sobremesas, agradam a todos os tipos de paladares. Para completar, grande show musical proporciona o melhor das canções alemãs aos presentes. Vendas limitadas e sob antecedência.

SÁBADO – 27/07 – Programação de Encerramento

Kinderfest: É a festa das crianças. Dia com programação dedicada ao público infantil, famílias e público em geral. O cardápio para o almoço é a tradicional galinhada no tacho servida ao meio dia. Parque infantil com muitos brinquedos é montado para a diversão dos pequenos.

Desfile Típico: Representa um dos pontos altos de toda programação, com a participação de entidades, empresas, e grupos culturais de toda região, propiciando um espetáculo de alegria e encanto, com carros alegóricos, muito chopp e música.

Música ao Vivo: Tarde toda, animação musical ao vivo na praça. Completa estrutura de copa e cozinha, com vários tipos de lanches e variedades de chopp.

Encontro de Grupos Folclóricos: Reúne dançarinos dos mais diversos grupos folclóricos de todo o país. O colorido dos trajes típicos, as coreografias e a alegria dos grupos encantam a todos.

Bailão de Chopp: O encerramento da Deutsche Woche ocorre com grande bailão de chopp. Música, alegria, descontração, amizade, cultura, festa e chopp, são os ingredientes principais para coroar o encerramento da 11ª edição da Deutsche Woche.

Programação Diária na Deutsche Woche

Diariamente ao final da tarde, teremos o tradicional desfile do “BIERWAGEN”, com distribuição de chopp e música pela cidade. É a união das empresas do município, como parceiros indispensáveis para o sucesso pleno do evento. Também, diariamente, o Biergarten na praça no período da tarde com Chopp, música e ponto de venda dos produtos alusivos ao evento.

*** LAIRTON REICHERT (Assessor de Imprensa e Comunicação do Município de São João do Oeste)