Notícias

Secretaria promove “Pedalada pela Saúde do Homem”

  A Secretaria de Saúde de São João do Oeste promoveu na manhã de domingo, 24 uma “Pedalada pela Saúde do Homem”, alusiva a Campanha Novembro Azul. A ação contou com a parceria do Grupo MTB.  Foi percorrido um trajeto de 8 km, com saída da Praça da Matriz. A Pedalada contou com a participação de pessoas de várias faixas etárias. A Secretaria de Saúde aproveita para agradecer a todos que prestigiaram a programação, bem como, ao Grupo MTB pela parceria.

 

 Campanha Novembro Azul

 Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

 

 O que é câncer de próstata?

 Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

 

 Sintomas

 A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.