CMDR realiza primeira reunião do ano

A informação é do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, Rogério Rech. Conforme ele no dia 19 de fevereiro ocorreu a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Na oportunidade se fizeram presentes conselheiros e autoridades os quais realizaram a revisão dos programas de incentivo da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech, destaca que atualmente alguns programas necessitam de uma revisão e estudo detalhado para melhorar de forma considerável o serviço prestado pelo município, como também o nível de satisfação do agricultor através dos seus resultados. Rech comenta que foram apresentados detalhes sobre todos os Programas da Secretaria e levantadas sugestões a serem implementadas de acordo com as possibilidades legais e orçamentárias.

O programa de melhoramento genético também deve apresentar algumas alterações. O Secretário Rogério Rech explica que atualmente existe uma dificuldade e limitação legal para adquirir sêmen bovino importado de alto padrão genético por meio de licitação. Ele comenta que a demanda de fornecimento no município é grande e a ideia é passar o programa de melhoramento genético para a iniciativa privada dando o direito aos produtores de leite de escolher e adquirir o material genético que demandam em suas propriedades de acordo com suas reais necessidades mantendo-se os incentivos financeiros e orientação zootécnica para evitar problemas de consanguinidade. Explica que por enquanto nenhuma decisão foi tomada para este programa e que atualmente o município ainda possui estoque de sêmen para atender os agricultores. Antes de qualquer decisão final pretende-se conversar com os produtores de leite e ouvir mais sugestões para aperfeiçoar as ideais.

Outro assunto que foi debatido na reunião foi a ampliação do bônus agrícola que terá um repasse aproximado de 700 mil reais para os agricultores neste ano. Rogério Rech cita ainda, que a secretaria já encaminhou uma licitação para programa de mudas de hortaliças que deve continuar da mesma forma como vinha sendo executado. Também terá continuidade os programas de incentivo por m² para as construções rurais e incentivo por m³ para construção de cisternas e esterqueiras, fornecimento de mudas de arvores nativas, florestais e flores, fornecimento de nitrogênio, controle de brucelose e tuberculose, proteção de fontes, coleta de lixo no interior, empréstimos máquinas e implementos, projeto de recuperação de mata ciliar e cercamento das margens do Rio Fortaleza e Programa Conder Ambiental para agilizar os processos de Licenciamento.

Além disso, a Prefeitura ainda está prestando o serviço de máquina para enterro de animais e estudando alternativas futuras para destino mais adequado destas carcaças.

Os programas que estão temporariamente paralisados pela secretária são os programas de distribuição de dejetos animais e horas máquina. Estes programas demandam de uma análise mais detalhada em relação aos seus controles internos já que eram acessados apenas por uma pequena parcela dos agricultores e devem ser reformulados pela secretaria ou até incorporados no setor de obras onde já estão concentrados os demais serviços de maquinário.

O prefeito de São Joao do Oeste Genésio Marino Anton participou da reunião e destacou a importância da agricultura para a economia do município. Anton Lembra que o 52% do ICMS gerado no município provem de atividades do meio agrícola, e 23,5% da Indústria e Comercio, já o restante do movimento é proveniente de índice fixo.