Atividade com aula de capoeira é destaque em escola.

Como parte dos estudos sobre a diversidade cultural brasileira e o necessário respeito as mais diversas manifestações culturais, os alunos de 5º Ano Matutino e Vespertino do Centro Educacional São João do Oeste participaram no dia 28 de setembro de uma aula diferente, sob organização das professoras Luana Mueller e Aline Werle Rambo com auxílio da Diretora da escola, Vanessa Boufleur. A ideia surgiu após o estudo sobre os povos que contribuíram para a formação da identidade cultural brasileira ao longo da história. Como já é notório, a identidade cultural de nosso município, preserva fortes raízes na cultura alemã, já conhecida pelas nossas crianças. Diante disso, pensou-se na possibilidade de oportunizar aos alunos o contato com uma manifestação cultural diferente. Neste caso, a prática da Roda de Capoeira, mistura de luta esportiva e dança, que foi desenvolvida pelos africanos escravizados desde a época do Brasil colônia.

Conforme a professora Aline, as atividades foram conduzidas pelo Diretor de Esportes do município Valdir Vier, que como aluno graduado na atividade, conhece e vivencia a Capoeira há alguns anos. Na oportunidade, as crianças puderam ouvir sobre a história da Capoeira no Brasil e a busca pelo seu reconhecimento como manifestação cultural brasileira, conhecer instrumentos e ritmos associados a prática, o respeito ao outro como elemento importante da prática. Os alunos tiveram a oportunidade de participar da Roda de Capoeira e “jogarem capoeira” na prática.

Conforme Valdir, a Roda de Capoeira já praticada em vários países, é uma prática genuinamente brasileira e que alcançou a condição de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Evidencia-se, aos que participaram do momento, de que para compreender e respeitar as diferentes manifestações culturais que nos moldaram ao longo de nossa história e que culminam na diversidade cultural brasileira, é preciso conhecer essas diferentes expressões. Consequentemente, podemos ser capazes de adotar medidas para que sempre haja respeito às diferentes práticas, crenças e culturas.