Sem Categoria

Secretaria de Agricultura promove encerramento do curso de Criação de Bezerras Leiteiras

No último sábado, dia 26 de novembro, ocorreu o encerramento do curso de Criação de Bezerras. O curso, destinado a capacitar os jovens produtores de leite do município de São João do Oeste, contou com a participação de 55 produtores e foi desenvolvido em parceria com a Calf Land, empresa especializada em recria, consultoria e treinamentos em criação de bezerras.

Em aulas totalmente presenciais, o curso versou sobre as estratégias para aumentar a eficiência na criação de bezerras, abordando os maiores desafios e as práticas de manejo capazes de contornar essas dificuldades dentro da propriedade leiteira.

Foram quatro encontros, sendo três teóricos e uma aula prática, totalizando 16 horas de curso, onde os produtores puderam aprender sobre os cuidados com o recém-nascido, colostragem, cura de umbigo, dieta líquida e sólida para bezerras, sistemas de criação, bem-estar, manejo sanitário, acompanhamento do crescimento e todos os cuidados de manejo desde a vaca no pré-parto até a fase de desaleitamento da bezerra.

A médica veterinária, Denize Ereno, ressaltou a importância do assunto pautado e parabenizou os participantes pelo engajamento e comprometimento com o curso.

O secretário de agricultura Rogério Rech prestigiou o encerramento do curso e a diplomação dos participantes. Rogério destacou que a criação de bezerras é um dos gargalos da atividade leiteira e que essa capacitação certamente trará reflexos positivos na melhoria do rebanho e fortalecimento da atividade leiteira de nosso município.