Sem Categoria

Município investe em equipamentos para analise de água

Buscando atender a todos os parâmetros que a legislação exige referente às análises da água para o consumo humano, o Município de São João do Oeste, através do Departamento de Água, recebeu nesta semana equipamentos novos para a realização de analises de água.
Conforme a Engenheira Sanitarista Giovana Garlet, todas as estações de tratamento do Município receberam 1 kit novo com equipamentos o qual possui, turbidimetro digital, colorímetro, fotômetro mutiparametro, e fitas de teste para uso nos mesmos. O objetivo é melhorar o controle diário das analises de água que é realizado a cada duas horas, pelos operadores das ETAs, sendo necessária a renovação dos equipamentos a cada período melhorando a precisão dos resultados. Giovana destaca que, relatórios mensais são exigidos pela vigilância sanitária, pela agência ARIS e o Ministério da Saúde.
Todos os profissionais que trabalham neste setor, foram convidados para participar da entrega oficial com um treinamento, o qual foi ministrado pela Engenheira Giovana, no auditória da Prefeitura Municipal da tarde desta quarta-feira, dia 12 de Abril.
O Secretário responsável pela pasta Elias Karling Schneider que acompanhou a entrega oficial e o treinamento, enfatiza que o investimento é considerado alto, porém se faz necessário para poder garantir a qualidade da água que os munícipes recebem e pagam. Elias ressalta que o valor total do investimento é de R$ 69.544,80, o qual contempla 3 unidades de turbidimetro digital, (analisa o parâmetro de turbidez) R$ 9.480,00, 3 unidades de calorímetro (medidor de cor), R$ 10.680,00, 3 unidades de fotômetro multiparametro (analisa o PH, Cloro e Flúor), R$ 14.793,00, 4 unidades de bomba dosadora para cloro, R$ 5.591,80 e fitas para teste de cloro e PH no valor de R$ 29.00,00. “Além dos elevados investimentos já realizados nas redes para garantir água potável nas torneiras de nossos munícipes, temos a preocupação quanto a qualidade, justificando assim a aquisição desses equipamentos novos, bem como a qualificação dos profissionais.” Finalizou o Secretário.