Sem Categoria

Município recebe R$ 70.946,26 proveniente da Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (LPG) tem ganhado bastante destaque no cenário nacional nos últimos dias, principalmente porque os Municípios estão se mobilizando para realizar a sua implementação. Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a Estados, Municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural. Podem concorrer à verba da LPG pessoas físicas, empresas, pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil.

Na tarde desta terça-feira, 22, os membros do Conselho Municipal de Cultura de São João do Oeste estiveram reunidos no Auditório da Prefeitura Municipal para planejamento, pois o Município apresentou seu plano de ação ainda no primeiro trimestre deste ano e a assinatura do termo de adesão junto ao Ministério da Cultura do Governo Federal ocorreu em 17/07/2023.

O Diretor do Departamento Cultural Tonico Wolfart comemora e informa que os recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) a qual São João do Oeste foi contemplado com um montante de R$ 70.946,26, já estão disponíveis nos cofres públicos do Município. Sendo agora necessário a elaboração dos editais de chamamento público para posterior publicação e as entidades interessadas em fazer sua inscrição e elaboração dos projetos. Tonico ressalta que o valor de R$ 70.946,26 é dividido por categorias, sendo:

1. Para produções audiovisuais o valor de R$ 37.587,33,
  2. Para Apoio a salas de cinema o valor de R$ 8.591,59,
  3. Formação, qualificação e difusão o valor de R$ 4.313,53
  4. Demais áreas da cultura o valor de R$ 20.453,81

São João do Oeste vem sendo destaque a nível regional e estadual pela sua cultura alemã, a qual predomina no Município. Presente na arquitetura, na fala, nos costumes, na gastronomia, nos eventos, a genuína população que tanto se orgulha da sua tradição mais uma vez demonstra seu empenho e dedicação em busca de recursos.