Comissão Municipal da Defesa Civil do município é reorganizada

A Comissão Municipal da Defesa Civil de São João do Oeste foi reorganizada e através de um decreto do Executivo Municipal, os 08 membros que compõe a comissão, ou seja, representantes do Setor Social, de Urbanismo, da Agricultura, do Executivo e da Sociedade Civil estão aptos para tomar frente em ações eventuais de adversidade climática como estiagem, enchentes, temporais, tornados entre outros.

Conforme o Secretário da Administração e presidente da comissão, Vitus Ritter, o município terá uma parceria ainda maior com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e recebeu a informação do Coordenador Estadual da Defesa Civil Sr. Milton Hubos, que São João do Oeste será contemplado com um kit de 9 equipamentos, entre eles um computador, um televisor de 42 polegadas, um GPS e uma câmera fotográfica.

Estes equipamentos terão a finalidade de interligar o município com o centro de monitoramento e alerta da defesa civil do estado. Esse centro irá monitorar o clima durante as 24 horas do dia e havendo situações de risco, o alerta será repassado para a central do município. O sistema vai ser instalado na Prefeitura de São João do Oeste, sob o controle da Comissão da Defesa Civil do município.

Com o recebimento por doação desses equipamentos, a defesa civil municipal se fortalece por usufruir da tecnologia que proporciona informações diárias de uma eventual situação de risco e ao mesmo tempo poderá repassar informações de possíveis danos após alguma adversidade climática.

O Secretário Vitus salienta que uma das principais dificuldades que o município enfrenta quando acontece uma seca, enchente ou temporal é na parte burocrática para receber recursos financeiros das esferas estadual ou federal, que deveria ser liberado imediatamente após uma tragédia para amenizar os prejuízos e a imediata recuperação do dano, o que na maioria das vezes não acontece.