Comissão da Semana Alemã de São João do Oeste solicita apoio financeiro à ADR Itapiranga

Na tarde de quarta-feira, 23, integrantes da Comissão Central Organizadora da 8. Deutsch Woche de São João do Oeste foram recebidos pelo Secretário Executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider. Os organizadores estiveram acompanhados pelo Prefeito Sérgio Theisen e teve como intuito de encaminhar a solicitação de recursos financeiros do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

A oitava edição da Deutsche Woche ocorre de 17 a 23 de julho, sendo uma semana inteiramente dedicada a preservação e propagação da cultura germânica por meio da dança, canto, culinária, teatro, religiosidade e esportes. Uma das características da festa é a facilidade de participação da população devido a não cobrança de ingresso nas apresentações culturais.

O evento que começou em 2009 é organizado pela Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes. Hoje a festa reúne população dos estados da região sul e até mesmo do exterior.

André Klunk, membro da Comissão Organizadora, enfatiza que a festa, cuja realização se estende por sete dias consecutivos, tem como principal característica e foco a preservação dos aspectos culturais germânicos herdados dos colonizadores da cidade.

Salienta ainda o envolvimento e engajamento de diversas entidades na realização da festa, cujos resultados financeiros são destinados à essas entidades participantes. É a soma de esforços e o grande envolvimento da comunidade saojoestina que populariza a Deutsche Woche e a engrandece a cada edição.

De acordo com o Secretário Executivo, Miguel Schneider, a ADR está desempenhando um importante papel no auxílio aos municípios com repasses financeiros para a realização de feiras e outros eventos oficiais dos municípios. Segundo o Secretário, isso é facilitado pela descentralização do governo que está presente no dia a dia dos municípios de menor porte. “Os trabalhos burocráticos e a tramitação dos processos ocorrem na ADR, o que facilita a assinatura de convênios para os municípios”.